Saúde

Saúde de Foz amplia vacinação contra covid-19 para trabalhadores da Educação a partir de terça

Intenção é agilizar a aplicação das 9.360 doses da vacina da Pfizer que serão recebidas por Foz do Iguaçu na próxima segunda-feira (24)

Saúde de Foz amplia vacinação contra covid-19 para trabalhadores da Educação a partir de terça

A chegada de 9.360 doses da vacina norte-americana da Pfizer na próxima segunda-feira (24) em Foz do Iguaçu, vai permitir que a Secretaria Municipal de Saúde amplie a vacinação para trabalhadores da Educação acima de 18 anos; e pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filho há 45 dias) – todos também acima de 18 anos.

A aplicação dessas doses será feita entre terça e quinta-feira em 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na sede da Vigilância em Saúde, na Vila Yolanda. O agendamento estará disponível a partir deste sábado (22).

A Secretaria Municipal de Saúde está se organizando para garantir o melhor atendimento à população e evitar aglomerações, com abertura de somente 20 vagas por hora na terça e na quarta-feira, e 10 vagas por hora na quinta-feira.

A reorganização da Campanha Municipal de Imunização Contra Covid-19 foi necessária porque a vacina da Pfizer exige cuidados específicos para conservação, além de prazos diferenciados, tanto no armazenamento quanto na aplicação. Como as doses virão descongeladas, precisam ser utilizadas em até cinco dias.

“Mais uma vez nos adaptamos e faremos uma força-tarefa para garantir que nenhuma dose seja perdida. A vinda da vacina da Pfizer para Foz do Iguaçu foi uma grande conquista, especialmente pela quantidade, que é a maior entre as nove cidades que receberão este lote. Então, faremos todo o esforço necessário para o aproveitamento”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jeronymo.

Os trabalhadores que serão vacinados nesta etapa da campanha são os acima de 18 anos que atuam em creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Mais de 78 mil doses aplicadas

Até esta sexta-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde já aplicou 78.294 doses de vacina contra a covid-19, de um total de 88.601 doses recebidas. Destas, 53.449 pessoas receberam a primeira dose da vacina e 24.845 completaram a imunização contra o coronavírus, com as duas doses.