Cotidiano

Zoo completa 42 anos e animais ganham bolo de carne, frutas e legumes

O Zoológico de Cascavel foi fundado no dia 12 de dezembro de 1978 e possui uma área de 20 hectares, no centro da cidade

Zoo completa 42 anos e animais ganham bolo de carne, frutas e legumes

Um local pensado e criado para proteger as espécies. Um local onde o verde prevalece e a diversidade de animais é grande. Assim é o Zoológico de Cascavel que está completando 42 anos, nesta sábado (12).

Para comemorar a data, os animais ganharam bolo de carne , frutas e legumes.

O Zoológico de Cascavel foi fundado no dia 12 de dezembro de 1978 e possui uma área de 20 hectares, no centro da cidade. No local há 350 animais de 73 espécies diferentes, entre répteis e mamíferos.

O local possui um espaço que não é aberto para visitação, mas próprio para o cuidado dos animais feridos, doentes ou em idade avançada. No setor extra, há 49 recintos para este fim. Nele os animais que precisam de cuidados recebem toda atenção e tratamento médico necessários para ficarem curados. Após o tratamento os que apresentam condições voltam para os recintos no Zoo, mas os que são “aposentados” por idade ou não possuem condições para exposição ficam no setor extra, onde recebem muito amor e carinho dos tratadores e da equipe médica responsável pelo seu bem estar. Já os animais que são resgatados pelo IAT (Instituto Água e Terra) e enviado para o zoo, depois de tratados são devolvidos ao ógrão ambiental para serem devolvidos ao seu habitat natural.

O Zoológico de Cascavel funciona de terça à domingo das 08h às 17h. Nas segundas feiras é fechado para manutenção dos recintos e limpeza em geral. Antes da pandemia do coronavirus, o Zoo recebia em média 150 mil visitantes por ano.

Mas este ano, com o fechamento do parque por conta da Covid-19, o número de visitantes caiu significativamente. Os números deste ano ainda não foram fechados pela administração do Zoo.

 

Fechamento

Depois de quase sete meses fechado, o atrativo voltou a receber visitantes, mas cumprindo a determinação todos deveriam usar máscaras, manter o distanciamento, evitar aglomerações e usar álcool gel nas mãos. Como uma parcela dos visitantes do parque estava descumprindo as orientações  do protocolo sanitário de enfrentamento ao coronavírus, o Zoo de Cascavel voltou a fechar os portões para os visitantes por um período de dez dias . A medida preventiva foi anunciada ontem (10) quando passou a vigorar a determinação que segue até o dia 20 de dezembro. A  reabertura ainda será definida.

O Zoo de Cascavel está entre os melhores do sul do País e tem grande importância na preservação e garantia da biodiversidade das espécies. “Nosso zoológico serve de berço para a preservação de espécies e educação ambiental e não apenas para visitação, destacou o gerente de Vidas Silvestres e Bem-Estar Animal, o médico veterinário Rodrigo Neca Ribeiro.