Cotidiano

Congresso aprova aporte extra e duplicação da BR-163 não vai parar

A rodovia está sendo duplicada em dois trechos por duas empresas diferentes

Foto: Arquivo
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Cascavel – Depois de quase ser paralisada novamente por falta de recursos, a duplicação da BR-163 deve continuar, pelo menos até dezembro. É que na semana passada se esgotou a verba prevista para este ano e não havia ainda liberação de novo aporte antes de 2021.

Só que, nesta semana, foi aprovado no Congresso Nacional o Projeto de Lei 30, que libera recursos suplementares para diversos ministérios, em especial Desenvolvimento Regional, Infraestrutura e Saúde, autorizando o repasse de mais R$ 36 milhões para a sequência das obras da BR-163.

A rodovia está sendo duplicada em dois trechos por duas empresas diferentes. Desse total, R$ 18 milhões serão destinados para o trecho localizado entre Cascavel e Marmelândia, distrito de Realeza, que possui 74 quilômetros de extensão. A outra metade ficará para o trecho entre Toledo e Marechal Cândido Rondon, com total de 38,9 quilômetros.

Esse valor garante que pelo menos até o fim do ano o trabalho continue sendo realizado pelas empresas. Depois disso, será necessário aguardar a liberação do orçamento de 2021. Por enquanto, a previsão é de conclusão no fim do ano que vem.

A Superintendência Regional do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) havia informado que o dinheiro para a realização da duplicação tinha acabado no mês passado e que os trabalhos seriam paralisados caso não houvesse suplementação do governo federal.

Atraso

A duplicação da BR-163 começou em 2014 e, de acordo com o cronograma do Dnit, deveria ter sido concluída ainda em 2018. O investimento previsto para as obras de ampliação e adequação de mais de 112 quilômetros de uma das principais rodovias que ligam o Centro-Oeste ao Sul do País ultrapassa R$ 800 milhões.

O valor total do contrato executado pelo Consórcio Sanches Tripoloni – Maia Melo é de R$ 579 milhões. A empresa é responsável pelo trecho localizado entre Cascavel e Marmelândia. Segundo o Dnit, até o mês de setembro o valor acumulado medido era de R$ 481.296.469,03, ou seja, 83,1% do valor total do contrato.

O outro trecho, entre os municípios de Toledo e Marechal Cândido Rondon, é executado pelo Consórcio Castilho – Técnica Viária – Urbaniza. O valor do contrato é de R$ 306,5 milhões. O valor acumulado medido até setembro era de R$ 206.200.783,54, representando 67,3% do contrato.

Vale lembrar que, apesar do atraso da obra, não há previsão de aditivo de valor para nenhum dos trechos.