Nesta quarta-feira (16), às 15h, no CID (Centro Integrado de Desenvolvimento Regional), a Itaipu, o Comtur (Conselho Municipal de Turismo), o Instituto Visit Iguassu, a Acifi (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) e demais parceiros farão o lançamento da segunda fase da Campanha Vem pra Foz. Em função das restrições impostas pela pandemia de covid-19, o número de participantes presenciais será limitado, mas o evento será transmitido ao vivo, pela página do Visit Iguassu no Facebook e no Youtube.
Iniciada na última semana de agosto, a primeira fase da Campanha Vem pra Foz teve como foco a construção da imagem de destino seguro e foi voltada ao mercado regional. Produzida e promovida pela Itaipu Binacional, a ação foi desenvolvida em parceria com o trade turístico e o Programa Acelera Foz, no âmbito do plano de retomada segura do turismo na cidade. O patrocínio de Itaipu à campanha é um compromisso da gestão Silva e Luna com o desenvolvimento regional e econômico da cidade, que vem passando por grandes transformações.
A iniciativa é produto de uma união de forças para transformar a crise provocada pela pandemia de covid-19 em uma oportunidade para conquistar o “novo turista”, que procura segurança e um contato mais íntimo com a natureza. O mote foi uma resposta ao sentimento generalizado que se criou durante o período de isolamento social. “Cansado de ficar em casa? Vem pra Foz!” é um conceito que, pela primeira vez, foi criado em conjunto por todo o segmento turístico e comercial da cidade.
Foz com desconto
A partir de outubro, inicia-se a segunda fase, fundamentada na divulgação de uma plataforma de comercialização de atrativos, produtos, serviços e descontos, de arquitetura transparente e aberta à participação de todos os empresários locais. Com o Aplicativo Foz com Desconto, as próprias empresas poderão cadastrar suas ofertas e promoções.
O Visit Iguassu vai operacionalizar a parte comercial dessa fase da campanha e fomentar, com apoio da Acifi e demais parceiros, a adesão de empresas dos diversos segmentos da cidade, como hospedagem, gastronomia, atrativos turísticos, comércio em geral, agências de viagens, postos de gasolina, entre outros. A decisão foi tomada em assembleia do Programa Acelera Foz.
Acelera Foz
Parte do plano de retomada econômica da cidade, o Acelera Foz é resultado da união entre oito instituições públicas e da sociedade civil organizada, com 40 medidas prioritárias em sete eixos, que juntas têm o objetivo de potencializar as oportunidades e diversificar a economia, do turismo ao setor comercial. O programa aposta em inovação e soluções tecnológicas para atrair investimentos e desenvolver o empreendedorismo no campo do conhecimento.
A coordenação estratégica é do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu), Itaipu Binacional, PTI (Parque Tecnológico Itaipu), Prefeitura de Foz do Iguaçu, Sebrae, POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), Acifi e Comtur.
As ações do programa podem ser acessadas clicando aqui. São projetos destinados ao crescimento planejado e sustentado da cidade, que incluem a resolução de grandes problemas de infraestrutura, combinados com iniciativas de retomada econômica e geração de empregos para a superação dos impactos sociais da pandemia.
A retomada econômica do turismo – da qual faz parte a Campanha Vem pra Foz – é o terceiro eixo de ação do programa.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,7 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.