Não bastassem os problemas corriqueiros da vida, a pandemia de covid-19 trouxe muitos transtornos, especialmente emocionais. Ansiedade, depressão, solidão são alguns dos sintomas que acometem milhares de pessoas e que se agravam com o isolamento social e a queda do nível econômico.
Quem precisa de apoio e suporte emocional e psicológico já tem uma ferramenta on-line e gratuita. O serviço é fruto de uma parceria do governo do Estado com o CRP (Conselho Regional de Psicologia do Paraná) e já conta com 30 profissionais qualificados para o acolhimento, além de outros 150 que estão sendo capacitados para prestar o atendimento on-line voluntariamente.
O serviço é gratuito e pode ser acessado de qualquer localidade paranaense, por meio do aplicativo Telemedicina Paraná, disponível para os sistemas Android e iOS de celular.
O atendimento com psicólogos também deverá ser estendido para profissionais da saúde e da segurança pública que estão na linha de frente de combate ao novo coronavírus.
“Toda a situação que envolve a pandemia da covid-19, com o isolamento social e a possibilidade de perdas financeiras e de entes queridos, acaba atingindo a saúde mental da população”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “O governo é sensível a essa realidade e dispõe de tudo que está ao seu alcance para minimizar os impactos da pandemia no Paraná. A plataforma de telemedicina se mostrou uma ferramenta muito útil nesse sentido”.
COMO FUNCIONA
Pelo aplicativo de Telemedicina, o usuário passa por uma triagem feita por inteligência artificial. Caso haja a identificação de sintomas relacionados à covid-19, ele é direcionado para uma conversa com estudantes dos últimos períodos dos cursos de enfermagem e medicina, bolsistas do programa. Eles tiram dúvidas e, dependendo do quadro apresentado, encaminham a pessoa para uma consulta on-line com médicos voluntários.
Um novo protocolo foi incluído no teleatendimento para oferecer o encaminhamento a um psicólogo. O bolsista pergunta ao paciente se há interesse na consulta ou pode também identificar, durante essa interação, se há a necessidade de atendimento nessa área. Após algumas perguntas sobre a sintomatologia, o paciente é então encaminhado para a conversa com o profissional.
“O paciente é atendido em uma modalidade chamada de serviço emergencial, em que é feito um acolhimento, uma escuta ativa, para ouvir suas angústias e investigar o que vem em sua mente, para então prestar orientações sobre como lidar com a situação pela qual ele passa”, explica a psicóloga e professora Jeanine Rolim, uma das idealizadoras do projeto, ao lado da também psicóloga Carolina Simeão.
CONSULTA
A consulta leva de 30 e 50 minutos, e todo o procedimento segue as diretrizes profissionais e éticas. “Esse protocolo ajuda o paciente a acolher o seu sentimento e a acalmar a si mesmo”, diz Jeanine.
Segundo ela, é coerente que as pessoas sintam medo nessa situação, fiquem aflitos, pois é uma gama de preocupações que alteram os sentimentos. “Há muito medo de contrair a doença, de deixar uma pessoa querida desassistida e mesmo de perder seus meios de sobrevivência, além da desesperança com o futuro incerto”, lista.
COMO ACESSAR
Para acessar o serviço gratuito basta instalar no celular o aplicativo TELEMEDICINA PARANÁ, disponível para os sistemas Android e iOS.