CONFIRA A MATÉRIA!

Por que estudar através de simulados é a melhor forma de se preparar para a prova do ENEM?

Descubra tudo sobre o ENEM, o exame que pode garantir sua entrada nas melhores instituições de ensino superior do Brasil - Foto: iStock/ ljubaphoto
Descubra tudo sobre o ENEM, o exame que pode garantir sua entrada nas melhores instituições de ensino superior do Brasil - Foto: iStock/ ljubaphoto

Brasil - O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a porta de entrada de milhares de estudantes brasileiros para instituições públicas de Ensino Superior em todo o país. Além de um exame unificado que acontece apenas uma vez por ano, o ENEM é uma prova extensa que exige conhecimentos específicos e treinamento prévio.

O ENEM é dividido em dois dias de prova, o primeiro sendo de conhecimentos de ciências humanas, linguagens e redação, e o segundo de ciências exatas, biológicas e matemática. No total, são 180 questões que exigem conhecimentos teóricos e de lógica dos candidatos, o que pode ser bastante desafiador e cansativo.

Por ser um exame anual, o ENEM exige que os candidatos dediquem um longo período de preparo e estudos, não apenas da matéria teórica, como também das melhores técnicas para realização da prova. Por isso, uma das formas de preparação favoritas entre estudantes e instituições de ensino são os simulados.

Como o próprio nome diz, os exames simulados seguem todas as condições das provas do ENEM, desde procedimentos de segurança para evitar trocas de informações entre os candidatos até tempo de prova e matérias cobradas. A partir dos simulados, os estudantes se preparam de forma completa e praticam o dia da prova ao longo do ano.

Treinamento estratégico

Por ser uma prova longa com um curto tempo hábil de realização, existem estratégias que ajudam os candidatos a fortalecerem suas capacidades de concentração, priorização e pensamento lógico. Essas estratégias podem ser bastante únicas para cada candidato, dependendo de como cada um responde a diferentes técnicas de aprendizado.

Através dos simulados, os estudantes podem testar diferentes estratégias de gestão de tempo e divisão de matérias, além de conseguirem identificar lacunas de aprendizagem que precisam melhorar até o grande dia. Em adição ao seu formato único de questões, o ENEM também possui seu próprio sistema de correção e pontuação, que deve ser estudado pelos alunos.

Para isso, é possível encontrar diversos simulados que reproduzem as condições da calculadora do ENEM, que dá diferentes notas a cada questão, de acordo com seu nível de dificuldade. Com essa estratégia de estudo, os estudantes podem aprender a identificar as questões que possuem grau mais alto ou mais baixo de dificuldade e como elas podem impactar em seu resultado final.

Fonte: iStock/ ljubaphoto