A Secretaria de Saúde de Cascavel fez um alerta nesta terça-feira (3) para que a população não esqueça de tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19.
A imunidade contra a doença só é adquirida após a segunda dose da vacina que é aplicada no prazo estipulado na primeira dose. A secretaria de saúde de Cascavel ressalta que fazer a imunização completa é garantir a eficiência da vacina.
“A vacinação incompleta pode criar um ambiente propício para o surgimento de versões ainda mais resistentes do coronavírus”, diz o Secretário de Saúde, Miroslau Bailak.
“Tivemos uma grande adesão com participação dos cascavelenses, mas agora a ação efetiva é por parte das pessoas que já chegou o momento de voltar para a segunda dose. A proteção só será alcançada se for cumprido o retorno, no dia indicado na carteirinha”, ressalta a coordenadora do PMI (Programa Municipal de Imunização), Ana Carolina Rossin.
A única exceção da segunda dose é para quem tomou o imunizante da Janssen, que é dose única.
Justamente isso que pretende a ação da secretaria de Saúde neste momento. Engajar a população da mesma forma com que foi conquistada na primeira fase da campanha.
O PMI não recomenda que a pessoa retorne à unidade de saúde antes ou depois da data agendada na carteirinha.
“Se a pessoa perde o prazo indicado corre o risco de não conseguir no ato fazer a segunda dose, porque os vacinadores precisam abrir os frascos do mesmo fabricante, e ter presente o número mínimo de pessoas pois não podemos desperdiçar”.
Outro fator importante é que não precisa madrugar para a segunda dose.
“O morador pode procurar a unidade logo nas primeiras horas e terá a dose garantida”.
Caso tenha perdido ou extraviado a carteirinha de vacina, pesquise com os servidores do PMI a data que a pessoa tomou a primeira dose da vacina, que fica registrada no sistema e a dúvida poderá ser solucionada.
SERVIÇO
SEGUNDA DOSE
Local: no Centro de Eventos
Para pessoas acima de 60 anos sistema Drive-thru
Ou no interior do Centro de Eventos para pessoas do grupo prioritário (ex. Trabalhadores da saúde)
Horário: 8h às 17h (seg a sex)
Demais grupos que tomaram nas UBSs
Retornam nas Unidades de Saúde
Horário: 8h às 16hs (seg a sex)