SAÚDE

Cirurgia eletiva: HUOP alerta pacientes da fila de espera para atualizar o cadastro

Agende a sua cirurgia eletiva de forma rápida e eficiente. Saiba como atualizar seu cadastro para ser chamado para o procedimento no Centro de Cirurgias Eletivas do HUOP  -  foto: José Fernando Ogura/AEN
Agende a sua cirurgia eletiva de forma rápida e eficiente. Saiba como atualizar seu cadastro para ser chamado para o procedimento no Centro de Cirurgias Eletivas do HUOP - foto: José Fernando Ogura/AEN

Cascavel - A realização de uma cirurgia eletiva, que para muitos pacientes leva anos e até meses, pode demorar ainda mais por um problema simples de resolver: comunicação. A empresa que assumiu os serviços do Centro de Cirurgias Eletivas do HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) está tendo dificuldades em encontrar os pacientes para agendar o procedimento, visto que muitos estão com o cadastro desatualizado.

De acordo com o diretor geral do HUOP, Rafael Muniz, todos os pacientes que estão na fila de espera por uma cirurgia e que ainda não foram chamados devem atualizar o seu cadastro para que a empresa possa fazer o contato e, dessa forma, agendar o procedimento, já que as informações são fundamentais para que o hospital possa organizar a fila e assegurar que as pessoas continuem na lista de espera.

Segundo Muniz, de setembro do ano – passado quando o Centro passou a funcionar – até agora, cerca de 1,8 mil pacientes já realizaram cirurgias eletivas na unidade hospitalar, porém centenas ainda aguardam por procedimentos eletivos, como cirurgias gerais, ortopédicas e urológicas. “Além destas temos mais 3 mil pessoas na fila de espera ainda para fazer um procedimento, mas com o cadastro desatualizado fica difícil o contato. Precisamos localizar esse grande público que ainda temos para saber se realmente a pessoa precisa fazer esta cirurgia, se ele já não realizou em outro serviço ou infelizmente acabou falecendo na fila. E a gente tem tido um problema muito sério de conseguir achar os pacientes que, às vezes teve o cadastro desatualizado, e que esperaram muito tempo nessa fila, em torno de quatro anos, por exemplo, e acabaram mudando de celular ou de endereço e a gente não tem conseguido localizar”, relatou Muniz.

O diretor explicou ainda que foi solicitado apoio da 10ª Regional de Saúde para entrar em contato com as secretarias municipais de saúde para fazerem uma busca ativa desses pacientes, mas mesmo assim a dificuldade continuou para manter o fluxo cirúrgico que estava ocorrendo no início do contrato. “Estamos fazendo um apelo para que a população em geral procure o serviço e faça essa atualização”, esclareceu.

Além disso, Muniz reforçou ainda que é importante localizar esses pacientes, já que existe um contrato a ser cumprido em torno de 12 meses para zerar a fila que estava reprimida no hospital, só que se não conseguirem localizar os pacientes, infelizmente vão continuar esperando.

Funcionamento

O diretor explicou que o centro funciona de segunda a sábado até no período da noite e funciona na antiga Ala de Queimados, que nunca chegou a ter essa finalidade, realizando procedimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O espaço estava ocioso e na época da pandemia ele foi utilizado como ala Covid-19. Após o período mais crítico da doença, com a estrutura já montada, decidiu transferir a estrutura de UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva) para o espaço que agora foi destinado às eletivas, já que com a inauguração da nova ala materno infantil, o hospital conseguiu novamente se reestruturar internamente e abrigar os cerca de 350 leitos existentes.

O serviço é prestado pela CIS (Centro Integrado em Saúde), da cidade de Santa Mariana, vencedora da licitação que tem prazo de 12 meses. O valor do contrato é de R$ 32 milhões para a realização de 3120 cirurgias, sendo cirurgia geral, ortopedia, urologia e vascular. O valor unitário de cada procedimento varia de R$ 3.128,22 a R$ 17.569,63. Este é o primeiro contrato de terceirização de serviços do HUOP que tem parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

Além das eletivas, existe ainda a previsão da realização de cerca de mil procedimentos de cirurgias de urgência e de emergência que visam aliviar o Pronto-Socorro durante os 12 meses, que tem 33 leitos, mas sempre está superlotado. Para este lote o valor previsto é de R$ 5.399.170,00 para os mil atendimentos, pagos na medida em que os atendimentos forem necessários.

Como atualizar

A atualização cadastral é obrigatória e deve ser realizada sempre que houver mudanças em informações como endereço, telefone de contato ou condições de saúde. Para realizar a atualização, os pacientes do HUOP devem comparecer ao Ambulatório do Centro de Cirurgias Eletivas, munidos com os documentos pessoais, de segunda à sexta-feira, das 7 às 19h na Rua Manoel Antônio de Oliveira 1728, em Cascavel e falar com a Enfermeira Edyandra ou a agendadora Fernanda.