Em comemoração ao Dia da Imprensa, celebrado no dia 1º de junho, o prefeito Beto Lunitti recepcionou jornalistas e representantes dos veículos de comunicação de Toledo, Cascavel e Região na Câmara de Vereadores para uma entrevista intitulada “Coletiva da Transparência”. A metodologia inédita no serviço público foi inspirada no programa Roda Viva da TV Cultura, onde o entrevistado fica ao centro e os jornalistas nas bancadas ao redor.
Cada veículo credenciado teve a oportunidade de realizar questionamentos ao Chefe do Executivo Municipal de forma independente e sem filtros prévios dos assuntos. Foram realizados questionamentos dos mais diversos, nas áreas de política, saúde, educação, economia, meio ambiente, trânsito, mobilidade urbana, pedágio, sobre investimentos e obras municipais e até de ordem pessoal, de organização no trato com os munícipes.
Na avaliação do prefeito Beto Lunitti, desta forma foi possível valorizar o papel da imprensa. “Me coloquei à disposição para que os profissionais dos veículos de comunicação local e regional pudessem extrair aquilo que a gente sente, aquilo que a gente faz, aquilo que a gente pensa sobre muitos assuntos. Isso é importante, pois além de ser um processo de informação das pessoas, tem a perspectiva de dizer que a imprensa é fundamental no estado democrático”, afirmou.
O prefeito também pontuou que a obrigação de produzir notícias boas é de quem está na gestão pública e isso é motivo de cobrança do seu secretariado. “Nós precisamos produzir notícias boas e quando elas não são, nós vamos ser a notícia. É preciso corrigir aquilo que pode não ser tão bom assim. Graças ao empenho que temos no governo, temos produzido muitas notícias boas. E pelo número de veículos e profissionais que aqui estão, naturalmente que a gente atingiu o objetivo de celebrar o dia da imprensa”, avaliou Lunitti.