Política

Primeiro manutenção das rodovias, depois discussão do pedágio do PR

O presidente demonstrou pressa em garantir a manutenção das rodovias e somente depois pretende discutir a questão do pedágio

Encerramento dos atuais contratos de concessão de rodovias no Paraná. Abertura das catracas da praça de pedágio da Ecovia, na BR-277, em São José dos Pinhais, ocorrida à 0h00 deste domingo. - Curitiba, 28/11/2021 - Foto: Ari Dias/AEN
Encerramento dos atuais contratos de concessão de rodovias no Paraná. Abertura das catracas da praça de pedágio da Ecovia, na BR-277, em São José dos Pinhais, ocorrida à 0h00 deste domingo. - Curitiba, 28/11/2021 - Foto: Ari Dias/AEN

Deputados estaduais e federais do Paraná se reuniram com o presidente Lula, em Foz do Iguaçu, para discutir a nova concessão das rodovias integradas do Paraná.  O encontro contou com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa. Após a reunião, o deputado estadual Arilson Chiorato, ex-coordenador da Frente Parlamentar sobre o Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná, informou que o presidente demonstrou pressa em garantir a manutenção das rodovias, tapar os buracos, cortar o mato, garantir guard rail e sinalização e somente depois pretende discutir a questão do pedágio.

“Depois disso, vamos debater o novo modelo de pedágio, que vai levar o tempo necessário para que prevaleça os interesses do povo do Paraná. Nosso presidente está ouvindo as demandas dos paranaenses e quer que tenhamos o melhor pedágio possível”. Ainda, os parlamentares entregaram a Lula um documento com propostas para baixar a curva de desconto das tarifas no leilão, como a substituição de aporte por compra de títulos públicos por parte das concessionárias, para garantir a realização das obras.

Além disso, o material entregue pede garantia de obras, execução de obras no início do contrato, revisão de implementação de mais 15 praças e a localização das 27 atuais, recontagem de veículo, redução do tempo de contrato, licitação dos seis lotes juntos para ampliar a concorrência e implementação de mecanismos de fiscalização e transparência.

“Um documento com as reivindicações de mudanças no edital de concessão das rodovias, tanto na modelagem econômica, quanto em critérios para fazer baixar ainda mais a tarifa e garantir que as obras aconteçam”.