![Saiba mais sobre o evento Paraná Mais Cidades, onde Ratinho Jr apresenta programas de crescimento econômico e empregoSaiba mais sobre o evento Paraná Mais Cidades, onde Ratinho Jr apresenta programas de crescimento econômico e emprego - Foto: AEN Saiba mais sobre o evento Paraná Mais Cidades, onde Ratinho Jr apresenta programas de crescimento econômico e empregoSaiba mais sobre o evento Paraná Mais Cidades, onde Ratinho Jr apresenta programas de crescimento econômico e emprego - Foto: AEN](https://uploads.oparana.com.br/2025/02/IaiuISw2-3-politica-scaled.webp)
Paraná - O governador do Paraná, Ratinho Junior abriu ontem (13), em Foz do Iguaçu, o evento Paraná Mais Cidades, reunindo lideranças dos 399 municípios do Estado. O encontro tem como principal objetivo fortalecer a parceria entre o governo estadual e as prefeituras, apresentando programas e iniciativas que visam modernizar a gestão pública.
Com aproximadamente 4 mil participantes, incluindo prefeitos, vice-prefeitos, autoridades do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e órgãos de fiscalização, o evento oferece uma plataforma para troca de experiências e acesso a serviços essenciais. “A ideia é apresentar um panorama do Estado, o crescimento econômico, a geração de empregos e os programas que o governo tem, de uma forma didática, para que os prefeitos possam acessar esses investimentos”, destacou Ratinho Junior.
Durante sua palestra “Paraná: uma Potência“, o governador apresentou os avanços econômicos do Estado, ressaltando a consolidação do Paraná como a 4ª maior economia do Brasil e um crescimento de 8,9% no PIB nos últimos cinco anos, acima da média nacional. O Estado também registrou um aumento de 7,5% na atividade econômica, de acordo com o Banco Central.
Outro destaque foi a expansão das exportações, passando de 153 para 172 destinos em uma década. “Não queremos mais vender apenas matérias-primas, mas sim produtos industrializados, agregando valor e gerando mais empregos”, afirmou o governador.
Parcerias
O evento também serviu para orientar os novos prefeitos sobre como acessar recursos estaduais, como o programa Casa Fácil Paraná, e o programa Asfalto Novo, Vida Nova, que investe na pavimentação de 100% da área urbana de 239 cidades.
Além das palestras e workshops, uma Feira de Serviços está disponível para que os gestores possam interagir diretamente com secretarias estaduais e órgãos como Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública.
Projeções
De acordo com o governador, nos próximos anos, o Paraná continuará investindo na modernização da gestão pública, com um plano estratégico para atender o crescimento populacional e econômico do Estado. Ratinho reforçou a importância do planejamento municipal: “Façam projetos. Não adianta termos recursos se não houver projetos para aplicá-los”. O Paraná Mais Cidades segue até sexta-feira (14), com novas discussões e anúncios de investimentos para os municípios.