POLÍTICA

Com prefeitos empossados, três novos parlamentares assumem mandato na Alep

Saiba mais sobre a posse dos parlamentares Wilmar Reichembach, Jairo Tamura e Dr. Leônidas na Assembleia Legislativa do Paraná - Foto: Alep/Divulgação
Saiba mais sobre a posse dos parlamentares Wilmar Reichembach, Jairo Tamura e Dr. Leônidas na Assembleia Legislativa do Paraná - Foto: Alep/Divulgação

Wilmar Reichembach (PSD), Jairo Tamura (PL) e Dr. Leônidas (CDN) foram empossados no dia 1º de janeiro para assumir seus mandatos como parlamentares na Assembleia Legislativa do Paraná. Os atos foram publicados no Diário Oficial da Casa nº 3.074 de 3 de janeiro de 2025. Eles ocupam as vagas abertas pelos deputados Tiago Amaral (PSD), Marcel Micheletto (PL) e Douglas Fabrício (CDN), que renunciaram ao mandato no Poder Legislativo para assumir as prefeituras de Londrina, Assis Chateaubriand e Campo Mourão, respectivamente.

Com a eleição de Tiago Amaral em Londrina, o segundo suplente, o ex-deputado Wilmar Reichembach, assume o cargo. Isso porque o primeiro suplente, deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), já ocupa vaga no parlamento na cadeira deixada por Márcio Nunes (PSD), que atualmente é secretário de Estado do Turismo. Com a ida de Amaral para a prefeitura de Londrina, Bazana assume definitivamente o mandato na Casa, deixando a primeira suplência para Reichembach.

Já com a eleição de Marcel Micheletto em Assis Chateaubriand e de Douglas Fabrício em Campo Mourão, as duas cadeiras no Parlamento Estadual serão ocupadas pelos primeiros suplentes: Jairo Tamura e Dr. Leônidas, respectivamente. A nova composição da Assembleia é resultado das eleições publicado em 2022 pela Justiça Eleitoral.

Biografias

Reichembach nasceu em Francisco Beltrão. É formado nos cursos de Economia Doméstica e depois em Ciências Econômicas. Foi vereador, vice-prefeito e prefeito de Francisco Beltrão. Em 2015, assumiu o primeiro mandato deputado estadual no Paraná.

Jairo Tamura era vereador de Londrina. Casado e pai de dois filhos, é formado em Agronomia e Direito. Ocupou a presidência da Associação Cultural e Esportiva de Londrina (Acel) entre os anos de 2007 e 2008. Em 2008, foi eleito vereador de Londrina. Entre 2017 e 2020, assumiu uma nova vaga na Câmara Municipal de Londrina. Em 2020, elegeu-se novamente para o cargo.

Já Dr. Leônidas era vereador em Paranavaí. Ele é médico formado pela PUC-PR; integrou a União Paranavaiense dos Estudantes. Casado e pai de três filhos, foi presidente da Sociedade Médica de Paranavaí e Vice-presidente da Associação Médica do Paraná. Em 2016, elegeu-se para o cargo de vereador em Paranavaí pela primeira vez, sendo o segundo vereador mais votado da história do município.

E o Romulo Quintino?

O ex-vereador Romulo Quintino protagonizou um dos principais fatos na pré-campanha eleitoral de 2024, em Cascavel. Campeão de votos em sua reeleição pelo PSC em 2020, com 3.050 votos, Quintino migrou para o PL e disputou uma vaga para Alep em 2022, conquistando 26.694 votos. No ano passado, o ex-vereador fechou aliança com o deputado Marcio Pacheco (PP) para disputa da Prefeitura de Cascavel, sendo contado para ser o vice.

Entretanto, com as articulações políticas, Quintino rompeu com Pacheco e voltou ao PL para apoiar a candidatura de Renato Silva, com a expectativa de assumir a cadeira de Marcel Micheletto (PL), já que o primeiro suplente do partido, Jairo Tanura tinha trocado o PL pelo União Brasil na busca pela disputa da Prefeitura de Londrina e “teria perdido” a condição de 1º-suplente do PL. Contudo, de acordo com Portal Bonde, de Londrina, Tanura oficializou sua volta ao PL no dia 6 de dezembro o que garantiu o mandato de deputado estadual, tirando a vaga do ex-vereador Romulo Quintino que não participou das eleições municipais do ano passado.