RODOVIAS DO PARANÁ

BNDES vai financiar R$ 6,38 bi de obras do novo pedágio do Paraná

Investimento de R$ 6,38 bilhões em rodovias no Paraná. Saiba como o BNDES está contribuindo para melhorar a infraestrutura rodoviária do estado - Foto: Roberto Dziura/AEN
Investimento de R$ 6,38 bilhões em rodovias no Paraná. Saiba como o BNDES está contribuindo para melhorar a infraestrutura rodoviária do estado - Foto: Roberto Dziura/AEN

Paraná - O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a concessionária EPR Litoral Pioneiro assinaram um contrato de financiamento de R$ 6,38 bilhões para investimentos em rodovias no Paraná.

Os recursos serão utilizados para os projetos para duplicação de 350 quilômetros de rodovias e para a construção de terceiras faixas na BR-277 no trecho entre Curitiba e Paranaguá. De acordo com a EPR Litoral Pioneiro, as obras vão aumentar em 66% a capacidade no transporte de cargas e reduzir em cerca de 20% o tempo de viagem nas estradas ampliadas, melhorando a segurança e a eficiência do sistema rodoviário paranaense.

Serão R$ 829 milhões em financiamento direto do BNDES e R$ 5,55 bilhões em emissão de debêntures, que são títulos de crédito de renda fixa emitidos pelo banco com o objetivo de captar recursos no mercado financeiro.

“É um setor extremamente estratégico para o escoamento da produção brasileira, ligando regiões importantes ao Porto de Paranaguá. A eficiência está no centro deste contrato. Prova disso são as tarifas, que são 31% menores do que nos contratos anteriores”, afirmou o diretor-presidente do Grupo EPR, José Carlos Cassaniga.

As obras devem iniciar até o terceiro ano de concessão e precisam ser entregues até o sétimo ano do contrato. Neste período, os trechos devem receber cerca de R$ 8 bilhões em investimentos. Uma parte deste montante será financiado pelo BNDES. 

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), não participou da cerimônia.

Concessão

A EPR arrematou o Lote 2 das rodovias paranaenses em 2023, em disputa na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O grupo também será responsável pelo Lote 6. A concessão, que engloba estradas das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, prevê investimentos de R$ 20 bilhões em 662 quilômetros de rodovias, garantindo a duplicação de 70% das estradas do trecho. Esse contrato deve ser assinado neste trimestre.

Nos 30 anos de concessão à EPR Litoral Pioneiro, os investimentos estão estimados em R$ 16 bilhões, sendo R$ 10,5 bilhões em expansão e melhorias e R$ 5,5 bilhões em manutenção das estradas. O segmento inclui, além das federais BR-153, BR-277 e BR-369, diversos trechos de rodovias estaduais e atende 27 cidades paranaenses, incluindo a capital Curitiba.

A malha concedida conta com quatro praças de pedágio em operação e outras duas em implantação. A tarifa de pedágio média, segundo comunicado da Presidência, é 31% inferior em relação à praticada nas concessões anteriores.