Cascavel - A Câmara de Cascavel realiza nesta quarta-feira (5), às 9h, a primeira sessão ordinária de 2025, marcando o início do ano legislativo em Cascavel e a estreia da nova Mesa Diretiva, comandada pelo presidente Tiago Almeida (Republicanos) e pelo vice Edson Souza (MDB). Durante a sessão, também oficializado o líder do governo Renato Silva na Câmara, cargo que deve ser ocupado por Carlos Xavier (Republicanos), com Rondinelle Batista (Novo) como vice-líder.
A sessão também será marcada pela definição da composição das 18 comissões permanentes da Câmara. Cada comissão é formada por três parlamentares escolhidos por votação e tem mandato de dois anos. O papel dessas comissões é apreciar os projetos antes de ser votado no Plenário. As comissões têm a responsabilidade de emitir pareceres sobre projetos de lei, convocar secretários municipais para prestar esclarecimentos, fiscalizar a administração municipal e promover audiências públicas.
Comando da CCJ
Entre as principais comissões do Legislativo, em todas as esferas, está a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), que é responsável pela análise da legalidade e constitucionalidade dos projetos, uma das mais importantes da Casa, e que deverá ser presidida pelo vereador João Diego (Republicanos), conforme apurou a reportagem.
Composição da Câmara
O ano legislativo conta ainda com uma nova roupagem, com significativa renovação das cadeiras no pleito de 2024. Foram reeleitos os vereadores Tiago Almeida (Republicanos), Edson Souza (MDB), Alécio Espínola (PL), Carlos Xavier (Republicanos), Valdecir Alcantara (PP), Sadi Kisiel (Republicanos), Cidão da Telepar (Podemos), Cleverson Sibulski (União), Policial Madril (PP), Contador Mazutti (PL), Dr. Lauri (MDB), Dr. Lauri (MDB) e Serginho Ribeiro (PSD).
O “bloco” dos novos vereadores é formado por Hudson Moreschi (Podemos), Cabral (PL), Fão do Bolsonaro (PL), João Diego (Republicanos), Rondinelle Batista (Novo), Mauri Schaffer (PSD), Antonio Marcos (PSD), Everton Guimarães (PMB) e Bia Alcantara (PT).
Conheça as comissões
Além da CCJ, também serão conhecidos os presidentes, relatores e membros de outras comissões, como a Comissão de Finanças e Orçamento, que avalia impactos financeiros e orçamentários das propostas; Comissão de Viação, Obras Públicas e Urbanismo que trata de questões relacionadas à infraestrutura e planejamento urbano; Comissão de Saúde e Assistência Social que discute projetos ligados à saúde pública e assistência social; Comissão de Meio Ambiente que foca em políticas ambientais e sustentabilidade; Comissão de Agricultura que trata de assuntos ligados ao setor agrícola do município.
A Comissão de Defesa do Consumidor trabalha em defesa dos direitos dos consumidores; Comissão de Educação que analisa projetos voltados ao ensino e cultura; Comissão de Trabalho e Administração de Pessoal que discute medidas voltadas aos servidores públicos e mercado de trabalho; Comissão de Segurança Pública e Trânsito que aborda questões ligadas à segurança municipal e mobilidade urbana; Comissão de Turismo e Assuntos Internacionais que promove debates sobre o setor turístico e relações externas do município; Comissão de Cultura e Esporte que incentiva políticas culturais e esportivas; Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso que foca na proteção e garantia de direitos desses grupos.
A Comissão de Acessibilidade e Direito das Pessoas com Deficiência que assegura políticas de inclusão e acessibilidade; Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher que trata de políticas públicas voltadas às mulheres; Comissão de Direito e Liberdade Religiosa que garante a liberdade de credo e promove discussões sobre o tema; Comissão de Proteção e Direito dos Animais que discute propostas relacionadas ao bem-estar animal; Comissão de Terceiro Setor que acompanha organizações sem fins lucrativos e parcerias sociais.