Política

Alckmin em Cascavel

Alckmin em Cascavel

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin precisou cancelar a agenda que cumpriria em Cascavel na próxima segunda-feira (20), com prefeitos da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná). A informação foi confirmada em ofício assinado pelo presidente da Amop e prefeito de Toledo, Beto Lunitti. Segundo informações, o cancelamento se deu por conta de conflito na agenda de Alckmin. Segundo a Amop, um novo compromisso será reagendo para dezembro.

 

Ministro em Cascavel

O ministro do Turismo, Celso Sabino, estará em Cascavel e Umuarama na próxima terça-feira (21) para anunciar algumas ações de sua pasta. O primeiro compromisso do ministro será na Amop, às 14h, onde participará de um encontro com prefeitos da região.

 

Dallagnol prefeiturável?

Durante encontro realizado no último sábado (11) pelo Partido Novo, em Curitiba, o ex-deputado federal Deltan Dallagnol informou que está estudando a possibilidade de se candidatar à prefeitura da capital paranaense nas eleições de 2024. Dallagnol também incluiu a mulher dele, Fernanda, e as vereadoras Amália Tortato e Indiara Barbosa como possíveis postulantes.

 

Asfalto Novo

O governador do Paraná, Ratinho Júnior lançou, ontem (13), a segunda etapa do Programa Asfalto Novo, Vida Nova, com investimento de R$ 132 milhões. Inicialmente, serão contemplados 38 municípios com população entre 7.001 e 12 mil habitantes para que cheguem a 100% das vias urbanas pavimentadas. Os recursos também são destinados para a troca da iluminação pública tradicional por luminárias LED, mais eficientes e mais econômicas.

 

Transparência Copel

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, conselheiro Fernando Guimarães, encaminhou ontem (13) ofício ao secretário estadual de Planejamento, Guto Silva, recomendando a publicação de informações mais detalhadas no painel que informa sobre a aplicação dos recursos oriundos da venda de ações da Copel. O objetivo é aperfeiçoar as informações, dando ainda maior transparência aos dados.

 

Pressão global

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, pediu ontem (13) que a comunidade internacional faça pressão para influenciar o Congresso Nacional a manter o veto do presidente Lula (PT) ao Marco Temporal das Terras Indígenas. O assunto deverá ser apreciado pelo Congresso na próxima sessão, que será realizada no dia 23 de novembro.

 

Zanin impedido

O ministro do STF, Cristiano Zanin, se declarou impedido de participar de um julgamento envolvendo a presidente do PR e deputada federal Gleisi Hoffmann. A ação diz respeito a uma denúncia apresentada contra a parlamentar pela PGR, no âmbito da Operação Lava-Jato. Zanin foi indicado pelo presidente Lula ao STF neste ano.

 

Lei Pétala

 

O diretor-geral da Secretária Estadual de Saúde, César Neves, anunciou, ontem (13), a tão esperada regulamentação da Lei Estadual 21.364/2023, conhecida como Lei Pétala. A fala ocorreu durante Audiência Pública realizada exatamente para tratar da importância da legislação que reforça a necessidade de uma política pública em nome da ciência e da saúde para democratizar o acesso a medicamentos e produtos à base de Canabidiol. “Espero nos próximos dias, junto com o secretário Beto Preto, levar esse croqui ao governador Ratinho Júnior, um homem extremamente sensível às questões da saúde pública, um homem moderno e jovem que se compromete de fato com o sofrimento das pessoas. Levaremos esse projeto e vamos pedir ao nosso governador que ele se comprometa a implementar a regulação dessa lei em no máximo 15 dias”.