Opinião

OPINIÃO:Muito obrigado, Paraná!

Na política evidentemente existem vitórias e derrotas. Há momentos em que temos derrotas eleitorais e, ainda assim, obtemos vitórias políticas. Pela conjuntura que se formou no pleito deste ano, podemos dizer que conquistamos uma vitória! Não nos elegemos senador, é verdade, mas conseguimos mais de 1,3 milhão de votos, uma significativa demonstração da confiança popular que nos traz muita alegria e orgulho!

Fizemos mais votos que muitos renomados do Estado e do País, mesmo comparando a disputa para cargos diferentes! Tivemos eleitores nos 399 municípios paranaenses, fomos o mais votado em 48 deles e o segundo mais votado em 46. São resultados que nos impressionam positivamente e nos enchem de satisfação se considerarmos o quadro eleitoral tão disputado e concorrido como foi para o Senado Federal.

Podemos dizer também que a campanha foi uma oportunidade ímpar, pois percorremos todo o Estado para aprofundarmos demandas e relevar as aspirações dos eleitores. Por isso que, a despeito de estarmos fora do processo eletivo a partir de 2019, colocamo-nos à disposição da comunidade para continuar contribuindo no que for possível.

Por outro lado, não posso deixar de mencionar que, se não obtivemos a vitória para o Senado, conseguimos, junto com nossa equipe, com inúmeras lideranças e com a compreensão do eleitor, eleger a mais jovem deputada federal da história do Paraná e a mais nova da próxima legislatura. Minha filha Luísa vai nos suceder em Brasília e, tenho certeza, fará um grande trabalho parlamentar. Ela dará um grande orgulho para mim, para minha esposa Ana Lúcia e especialmente para o povo paranaense. Dinâmica, mulher e jovem, ela será a síntese da responsabilidade pelas causas do País. Escreva!

Por isso só temos a comemorar! Só temos a agradecer! Só temos a parabenizar! Assim, agradeço a oportunidade pela parceria com a governadora Cida Borghetti, mulher correta e justa. Agradeço aos prefeitos, vereadores e demais lideranças municipais – estes, sim, conhecedores das grandes agruras dos municípios, onde, afinal, vivemos e almejamos qualidade de vida. Agradeço aos demais candidatos e aos deputados federais e estaduais com quem firmamos parcerias importantes nesta empreitada. Por fim, agradeço à comunidade escolar, que sempre nos deu apoio e atenção enquanto empunhamos, juntos, a bandeira da Educação. A educação é o que começa tudo, a educação é o que muda o mundo!

Parabenizamos os novos senadores Oriovisto Guimarães e Flávio Arns. Esperamos que, junto com Alvaro Dias, o nosso estado possa ser bem representado. Não obstante, pedimos que olhem, com muito carinho, para as demandas da educação e das nossas cidades – do interior e a capital -, sempre carentes e necessitadas. E desejamos, com muita sinceridade, respeito e confiança, boa sorte ao governador eleito Ratinho Junior, a quem caberá conduzir os nossos destinos a partir de janeiro.

Na vida temos naturalmente momentos de sofrimento, mas também de felicidade. Ter uma carreira de 30 anos de vida pública, deixar legados socialmente relevantes, honrar Londrina com dois mandatos de vereador e um de vice-prefeito, e ser um representante dos paranaenses na Câmara dos Deputados durante cinco mandatos consecutivos são deferências inestimáveis.

Estar na vida pública no Paraná é muito mais que uma grande oportunidade. É um imenso privilégio e um orgulho especial, por isso costumamos dizer que o que se findou conosco foi apenas um ciclo. Outros virão. Por enquanto e, sinceramente, o nosso muito obrigado!

Alex Canziani é deputado federal, presidente do PTB do Paraná, da Frente Parlamentar da Educação e presidente da Frente Parlamentar em Apoio e Fortalecimento da Mídia Regional do Congresso Nacional