Opinião

Nova pesquisa

Nova pesquisa

O Jornal O Paraná divulga nova pesquisa de intenções de voto na próxima semana na disputa pela Prefeitura de Cascavel, desta vez sem a presença do prefeito Leonaldo Paranhos, reeleito em 2020. A equipe da SDS Pesquisas já está em campo fazendo as entrevistas para conferir como o eleitor está analisando o cenário eleitoral no fechamento deste primeiro trimestre de 2024. Com a volta dos trabalhos legislativos e a movimentação dos candidatos e partidos em busca da viabilidade eleitoral, o eleitor segue observando o quadro e começando mostrar a tendência do voto.

 

União Brasil I

O União Brasil realizou, na noite de ontem (14), em Cascavel, um encontro regional de correligionários da sigla para discutir o posicionamento do partido nas eleições municipais de 2024. No Paraná, a sigla tenta se manter longe da crise institucional que afeta a Executiva Nacional do partido, após uma disputa interna, entre o ex-presidente Luciano Bivar e Antônio de Ruenda, novo presidente da sigla.

 

União Brasil II

O encontro patrocinado pelo “Clã Padovani” reuniu os correligionários e também os prefeituráveis. Edgar Bueno, Renato Silva e Márcio Pacheco fizeram questão de prestigiar a festa da legenda e subiram no mesmo palco para discursos. O deputado federal Nelsinho Padovani também recepcionou o colega licenciado Ricardo Barros. Pelo menos ontem, o União Brasil fez a “união em Cascavel”.

 

 

Barros em Cascavel

A Amic PR (Associação de Micro e Pequenas Empresas) recebeu ontem (14), o Secretário da Indústria e Comércio do Paraná, Ricardo Barros. O encontro teve como objetivo principal tratar de interesses dos micro e pequenos empresários, em especial, sobre a desburocratização e incentivo de modernização de micro e pequenas indústrias, sobre o reajuste da tabela do Simples Nacional.

 

Fórum da indústria

Cascavel recebe, nesta sexta-feira (15), o Fórum Permanente Regional da Indústria. O encontro será realizado no teatro Emir Sfair, das 8h às 12 horas. Reunindo lideranças do setor, entidades parceiras e representantes do poder público, o evento tem o objetivo de mobilizar a sociedade em torno do fortalecimento da indústria da região Oeste e contribuir com subsídios para a estruturação de uma política industrial para todo o Estado.

 

Corte Interamericana

O Estado Brasileiro foi condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos pela morte de Antônio Tavares e pelos ferimentos causados a outras 185 pessoas integrantes de uma caravana do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra em confronto com a Polícia Militar do Paraná em maio de 2000. A sentença foi publicada ontem (14).

 

Sentença

Na época do acontecimento, o governador do Paraná era Jaime Lerner, já falecido, e o secretario da Segurança Pública, José Tavares, também já falecido. A CIDH  determinou o pagamento de indenizações que, somadas, chegam a US$ 800 mil (cerca de R$ 4 milhões), destinadas à viúva e aos cinco filhos de Tavares. Além disso, ordenou o pagamento de indenizações que vão de 15 a 20 salários-mínimos a outras pessoas que foram atingidas no ataque.