Opinião

Coluna Juliano Gazola: reconstrução de 2023

JULIANO GAZOLA
Destaco a importância de uma abordagem realista e comprometida com o trabalho, combinando aspirações financeiras

O ano de 2022 foi um ano desafiador, pós pandemia, política a flor da pele. Valores sendo recriados, pessoas descobrindo o que são valores.

Um ano onde muitos se deram conta de que depender do Estado é algo extremamente prejudicial e perigoso.

Milhares de pessoas perderam a motivação e a esperança no futuro.

Certamente que esse é o caminho a ser evitado a todo custo. Devemos sim, encher as nossas mentes com apenas aqueles pensamentos e planos que nos elevam e sublimam. Afinal, “todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus”.

Sim, temos de reconstruir as nossas vidas, carreiras, negócios e até mesmo a nossa saúde, e para a saúde ir bem, nossa maturidade deve estar desenvolvida.

A construção do ano de 2023 exige de cada um de nós, as seguintes ações:

1 – Afastar da memória tudo o que nos causou dor, tristeza, sofrimento em 2022. Alimente sua mente apenas com bons e positivos pensamentos.

2 – Extrair lições valiosas das experiências ruins vividas e evoluir em todos os sentidos – física, mental/intelectual, social, familiar, psicoemocional e espiritual.

3 – Valorizar as pequenas coisas. Afinal são elas que nos trazem as maiores alegrias.

4 – Trabalhar para melhorar o mundo por meio de pequenas, médias ou grandes ações diárias. Você levou amor e esperança para alguém hoje?

5 – Aproveitar cada segundo da vida e vivê-lo intensamente. Nós não sabemos quando o nosso dia de partida chegará. Vejam quantas pessoas nos deixaram nos últimos meses prematuramente. Assim sendo, não destrua a sua vida com excessos – longas horas de trabalho.

6 – Cercar-se de pessoas melhores do que nós mesmos em corpo, intelecto e espírito.

7 – Evitar a mediocridade que cresce e avança no país em todos os setores da sociedade. As únicas correntes e grilhões que nos impedirão de realizar os nossos sonhos em 2023 serão os que nós mesmos moldaremos na fornalha da dúvida e da complacência. Todos nós podemos trabalhar a fim de reverter essa triste realidade.

8 – Aprender a valorizar a si mesmo e nunca aceitar vender o seu passe por preço inferior ao seu valor. Nunca permita que a sua organização ou superior imediato pensem que é fácil comprá-lo.

9 – Escrever um minucioso plano de reconstrução para 2023. Sem uma “bússola” você jamais chegará ao seu destino. Seja um velejador cuidadoso e planeje os mínimos detalhes de sua jornada.

10 – Agradecer a todos aquelas que contribuirão para sua rápida reconstrução – Deus, família, amigos.

11 – Investir em seu auto desenvolvimento. Parafraseando o autor Francis T. Hartman, “Don’t park your Brain”. Tenha um mentor, aqui na superfície e que este mentor siga o criador.