OPINÃO

Coluna Isto Posto: PALAVRAS AMANCEBADAS

Coluna Isto Posto: PALAVRAS AMANCEBADAS

Cascavel - “Licitação” não rima com “sacanagem”. (Não gosto dessa expressão, mas muitas vezes seu uso é inapelável.) Não rimam, mas estão – as duas palavras – cada vez mais íntimas. No Brasil, essa intimidade vem sendo notada há muito tempo, mas agora e infelizmente, também “amancebaram-se” aqui por Cascavel. Reportagem deste nosso O Paraná, edição de sábado, revela que ao invés de se exigir completa e imediata correção da indecência feita na Carlos Gomes – que chamam de obra – buscam tolerância através de mais prazos e, mais recursos já foram citados. Aquilo ali foi – a exemplo do asfalto deteriorado da cidade – a exemplo dos 43 milhões em ônibus para as empresas – dos pneus que também vão ganhar – do trânsito tumultuado – dos ridículos pontos de ônibus que mais parecem barracas de hortaliças – da falta de linhas urbanas – do mercado inacabado – dos congestionamentos das UPAS – do há tanto esperado transporte seletivo – e tantas coisas outras – mais uma herança de Leonaldo Paranhos, hoje arranchado na Secretaria de Turismo. Assim e então cabe-nos perguntar, já que a Câmara não pergunta e não age: “Pra que licitação?” Para que o que foi contratado não seja cumprido? Já não bastaram ao longo dos anos os massacrantes e suspeitos “aditivos do lixo”, que debocham até hoje da população? Aceitam um determinado preço numa concorrência e depois, na maior “cara dura” aplica-se aditivos sobre aditivos, obrigando-nos a usar, embora contragosto, a expressão “sacanagem”? É preciso lembrar que embora a degenerescência brasileira esteja a envolver muitos setores da área pública, não pode e não deve ser ela modelo moral que venha aniquilar o que se entende por escrúpulos.

GRIFE

Mais um escândalo envolvendo o nome de Gilmar Mendes, ministro do STF, anda rolando na Internet. Está ele, segundo a denúncia, envolvido com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) através de um contrato milionário firmado com o Instituto IDP, do qual Gilmar é sócio. Vão exigir “o que” dos juízes em campo?

FOLHETINS  

“Curitiba tem o germe do fascismo”. Esse foi apenas um dos insultos proferidos contra a Capital do Paraná, de parte de Gilmar Mendes, discípulo de Fernando Henrique Cardoso e por ele nomeado para o STF. Em tempo: Vereador de Curitiba entra com pedido de cassação de titulo concedido certa vez a Gilmar.

Ao pegar uma carona política na pasta “Turismo”, do Governo do Estado, o novo Secretário está abraçando a Área com 6,5% de crescimento, um índice maior do que o ocorrido em Minas Gerais, que foi de 1,5% e também maior até do que o do Rio de Janeiro, que foi de 3,1%. Guardemos esse número para compara-lo depois ao resultado que surgirá: “Profícuo ou improfícuo”?

Walter Parcianello deverá ser nomeado Secretário de Cultura de Cascavel. Nos parece uma boa escolha de parte do prefeito Renato Silva. Espera-se que o partido de Parcianello, MDB, não queira interferir na gestão para atrapalhar o irmão do Frangão. Que o deixe trabalhar.

Ao passar por vários trechos da Rua Fortaleza, em Cascavel, constata-se que o que foi alertado no passado sobre a chamada “operação tapa-buraco” hoje se confirma… Remendos desnivelados e buracos que criam a expectativa de bons lucros às oficinas. Quanto a “Administração Paranhos” pagou pela tal máquina inoperante chamada de “tapa-buracos”? Uma incógnita que parece não interessar a Câmara de Vereadores, protocolarmente apontada como fiscal da “coisa pública”. E pergunta-se: Só a Rua Fortaleza?

Proibir crucifixo ou quadros com imagem de Jesus em paredes de prédios públicos só pode ser proposta de alguém – certamente – com alguma anomalia. Sabe-se lá se a proposta não seja colocar depois nessas paredes as fotos dos genocidas Tchê Guevara, Lenin, Stalin, Pol Pot, Mao Tse Tung além de Marx em destaque especial. Esta intenção nos remete, na área da literatura, à secular lenda do Sapo Pançudo que saltou sobre o Pirilampo e o cobriu, fazendo o Pirilampo, sufocado, perguntar:

– Por que me cobres?

E o sapo apenas respondeu:

-Por que brilhas??

MESA DE BAR

Ideologia política contra Jesus Cristo? A origem, quem sabe, possa ser “deslocamento do intestino grosso para a cabeça”.