Opinião

Violação de ordem entre parceiros no casamento

Quando existe uma violação entre os parceiros, esta violação se mostra em outros níveis

Amparar
Amparar

José Luiz Ames

Rosana Marcelino

Quando existe uma violação entre os parceiros, esta violação se mostra em outros níveis. Por exemplo, se mostra na relação com os filhos e se mostra até na relação com os nossos colaboradores em casa. Vamos ilustrar esta situação a partir de dois exemplos da relação entre colaboradora e dona de casa.

O primeiro exemplo: a esposa tem uma conduta desrespeitosa para com o marido. Na verdade muitas vezes não precisa nem ser uma conduta. Às vezes, pode até ser só um posicionamento interno de desrespeito, de desvalidação do marido. Isso é mais desafiador ainda, porque é muito sutil. Sim, internamente a esposa desrespeita o marido e não precisa nem ser uma conduta. Neste caso, a colaboradora automaticamente se alia à esposa e tem também condutas que podem ser desrespeitosas com relação ao patrão. Vamos ilustrar isso a partir de um exemplo extraído de nossa prática.

O marido vinha almoçar em casa e tinha por hábito descansar após o almoço no sofá da sala. A colaboradora, por sua vez, tinha o hábito de limpar a sala sempre logo após o horário do almoço.  Obviamente, isso implicava na necessidade de mexer os móveis, fazer ruídos, etc. O marido solicitava à esposa que conversasse com a colaboradora sobre isso. A esposa conversava com a diarista dando-lhe a orientação solicitada pelo marido. No entanto, a fala não produzia qualquer resultado prático. Por quê? Porque a esposa não tinha potência para se posicionar diante da diarista, pois internamente ela mesma tinha uma postura de desrespeito para com o marido.  A diarista só complementava esse movimento.

O segundo exemplo se refere ao que aconteceu com nossa cliente – que vamos chamar de Marta. A colaboradora dela tinha um movimento desrespeitoso em relação a ela no sentido de não validar o lugar dela dentro da casa. Vejam ao ponto que chegou: nossa cliente, ao olhar as mídias sociais, viu postagens de objetos pessoais – como vasos, enfeites de mesa e até um par de tênis – em festas de aniversário de sua colaboradora! Obviamente, sem a permissão dela. O que explica essa postura de desrespeito da colaboradora para com sua patroa?

Nossa cliente tinha uma postura interna de não sentir-se “dona” da casa, de comando do lar. E por que isso? O marido tinha a postura de tomar conta da casa como se ela pertencesse unicamente a ele. Afinal, era o dinheiro que ele colocava na casa que mantinha tudo e todos! A colaboradora toma isso ficando ao lado do marido, de certa forma desrespeitando a patroa de uma forma muito intensa. Sim, a ponto de levar emprestados objetos dela sem autorização. No entendimento da colaboradora, se tratava de um “empréstimo”, pois após a festa ela devolvia tudo ao seu devido lugar.

O que “autorizava” a colaboradora a adotar esse comportamento? A postura interna da nossa cliente de não se sentir “dona” de seu próprio espaço doméstico. A postura do marido de não autorizar sua esposa a fazer qualquer modificação interna na casa, chegando ao ponto de não permitir a ela de cultivar um jardim, coloca a esposa numa posição secundária. Aí chega outra mulher e assume o papel de “dona da casa”. O marido tem uma postura que desmerece sistematicamente a sua parceira, porque não reconhece o lugar dela dentro de casa. Como ilustramos com o exemplo de nossa cliente, isso pode fazer com que essa pessoa tome um posicionamento de domínio da casa e começar a ter condutas que desvalidam a sua patroa.

—————————

JOSÉ LUIZ AMES E ROSANA MARCELINO são terapeutas sistêmicos e conduzem a Amparar – whatsapp https://bit.ly/2FzW58R (45) 9 9971-8152.