Verão exige cuidados especiais com os pés

O verão combina com roupas leves e pés descalços para curtir o calor, as praias e as piscinas. Além dos cuidados já sabidos, como beber água frequentemente e usar o protetor solar, os pés também precisam de cuidados especiais, uma vez que por estarem mais expostos ao calor, podem sofrer com micoses, rachaduras e ressecamentos, por exemplo.

Unimed

Segundo o presidente da ABTPé (Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé), Marco Túlio Costa, é preciso, ao fim do dia, tentar perceber se houve formação de calos, bolhas ou manchas avermelhadas. Também é importante lembrar que os pés devem receber proteção contra os raios solares, especialmente a parte de cima, muitas vezes, esquecidos pelas pessoas.

Já nos casos de pessoas sem diabetes e pés com sensibilidade normal é possível abandonar os sapatos fechados, desde que sejam respeitados alguns cuidados, como lavar todo o pé com sabão, especialmente entre os dedos, e secá-los com uma toalha, e não lixar os pés, pois a pele “entende” que está sendo agredida e acaba espessando-se mais em busca de proteção.

Atenção maior a pacientes com diabetes

O presidente da ABTPé (Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé), Marco Túlio Costa, faz ainda um alerta especial a pacientes diabéticos: “Paciente com diabetes e, possivelmente, com perda da sensibilidade nessa região, deve ter atenção redobrada, pois o alerta se inicia à cautela básica, como a necessidade de utilizar um calçado que proteja seus pés, já que os pés de pacientes com esta patologia, estão mais predispostos a lesões”, explica o especialista.

Sobre a ABTPé:

A Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé) foi fundada em 1975 com a missão de unir a classe médica na especialidade, estimular o intercâmbio de informações científicas fomentando a educação continuada entre os especialistas de pé e tornozelo no Brasil. Também tem a responsabilidade de esclarecer a população sobre os temas relacionados à especialidade.

Unimed

Receba as principais notícias através do WhatsApp

ENTRAR NO GRUPO

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp. Ao entrar seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


Fale com a Redação