Agronegócio

Venda direta: Show Rural ‘vai negociar’ de ovinos e bovinos

Pela primeira vez na história do evento, os visitantes terão a chance de conhecer o melhor das características genéticas de dez raças de ovinos

Venda direta: Show Rural ‘vai negociar’ de ovinos e bovinos

Cascavel – O melhor de raças de ovinos e bovinos estará à disposição no 34º Show Rural Coopavel para pecuaristas que quiserem melhorar e ampliar os seus plantéis. A comercialização acontecerá diretamente entre criador e comprador, sem qualquer intermediário ou interferência. “Nosso interesse é divulgar, colaborar e fomentar um setor importante para a economia da região e do Estado”, diz o zootecnista e coordenador da Pecuária do Show Rural, Rozimbo Junior Magro.

Pela primeira vez na história do evento, os visitantes terão a chance de conhecer o melhor das características genéticas de dez raças de ovinos. A participação é resultado de parceria da Coopavel com a Ovinopar e a Arco, respectivamente as associações de criadores do Estado e do País. “A expectativa com a ovinocultura é grande, principalmente diante do bom momento que essa atividade experimenta em várias regiões do Brasil”, destaca o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

A área pecuária contará com 350 ovinos de criadores do Paraná e de Santa Catarina, e de 250 bovinos de 13 raças, de pecuaristas paranaenses – as duas regiões são livres da febre aftosa sem vacinação. O Show Rural vai receber ovinos POs, registrados, que participarão de julgamento de etapa do campeonato estadual. Outros, comerciais, estarão à disposição de interessados em fazer negócio. Entre os bovinos, alguns estarão no barracão de raças, basicamente para demonstração – ali, uns poucos serão colocados à venda, diferentemente do pavilhão dos touros, onde todos poderão ser comercializados.

 

Linha de crédito

O pecuarista interessado em comprar poderá, nesses locais, conversar e fechar negócio diretamente com o criador ou com o representante dele. “Nossa meta, quanto às vendas, é repetir o sucesso de anos anteriores, quando praticamente todos os animais disponibilizados para comercialização acabaram negociados”, diz Rozimbo. Uma boa notícia é que a Credicoopavel, cooperativa de crédito ligada à Coopavel, terá linha de crédito disponível aos interessados em ampliar e melhorar os seus plantéis.

 

As raças

As raças de ovinos presentes no 34º Show Rural, que acontecerá de 7 a 11 de fevereiro, em Cascavel, no Oeste do Paraná, serão: Tedxel, Texel Naturalmente Colorido, Dorper e White Dorper, Hampeshire Dow, Pol Dorset, Sangta Ines, Ile de France, Ile de France naturalmente Colorido e Suffolk. E as de bovinos serão: Caracu, Charolês, Angus, Brangus, Jersey, Holandês, Canchim, Purunã, Senepol, Brahman, Nelore, Franqueiro e Tabapuã.

 

Show Rural vai injetar cerca de R$ 100 mi na economia do Oeste

 

A realização do Show Rural Coopavel é aguardada com expectativa todos os anos pelos mais diferentes setores. Embora primeiramente focado na cadeia do agronegócio, o evento traz importante contribuição à economia de inúmeros segmentos, principalmente ao comércio e à gastronomia. A 34ª edição deverá injetar cerca de R$ 100 milhões na economia de Cascavel, do entorno e de toda a região Oeste do Paraná. “É uma soma de recursos importante, que aquece negócios, viabiliza novos investimentos e que gera empregos”, destaca o presidente da Coopavel, cooperativa agroindustrial que promove o Show Rural, Dilvo Grolli.

Os visitantes que se dirigem dos mais diferentes destinos para conhecer as novidades, lançamentos e tendências dos segmentos ligados à cadeia do agronegócio, precisam de transporte, hospedagem, alimentação e inúmeros outros serviços. “E esses recursos contribuem para girar a roda da economia de toda a região”, observa o presidente do Sindhotéis (Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares), Volnei Mecabô.

 

Atrações

Iniciado em 1989, o Show Rural Coopavel, em sua 34ª edição, trará inúmeras atrações aos visitantes. Algumas estruturas de grande impacto ao evento serão inauguradas, como um hub de inovação para o agronegócio, um centro de tecnologia para a avicultura e um novo pavilhão para abrigar a agroindústria familiar.

Os visitantes, que percorrerão o parque observando orientações e cuidados sanitários, terão a oportunidade de conhecer também novas soluções que chegam com força ao campo, como uma estrutura eólica para a geração de energia apresentada pelo IDR, o Instituto de Desenvolvimento Rural.