Cotidiano

Última rodada define uma vaga no G4 e dois degolados

São Paulo – Campeonato que voltou a dar emoção aos torcedores até a última rodada, depois de o Corinthians ter vencido “sem esforço” a edição do ano passado, o Brasileirão 2018 chega ao fim neste fim de semana com muito a definir. Não é porque o Palmeiras já garantiu o título antecipadamente, no último domingo, que a competição acabou. O próprio Verdão ainda busca algo: igualar a melhor campanha em um só turno da história dos pontos corridos, atualmente pertencente ao último vencedor. Além disso, há disputas por vaga no G4, no G6 e contra o rebaixamento.

Pelo G6

A 38ª e última rodada será aberta neste sábado com Atlético-MG x Botafogo e Flamengo x Atlético-PR, ambos às 19h. É que os “xarás” atleticanos disputam diretamente a última vaga no G6. O Galo leva vantagem por já estar na sexta colocação e ter dois pontos a mais. Entretanto, caso empate e o Furacão vença, a vaga ficará com o time paranaense, pelos critérios de desempate. Botafogo e Flamengo não almejam mais nada no campeonato. O Glorioso está garantido na Sul-Americana e o Rubro-Negro na Libertadores.

Pelo G4

O G4 do Brasileirão tem apenas uma vaga em aberto – Palmeiras, Flamengo e Internacional estão garantidos. Ela é disputada por Grêmio e São Paulo, que têm 63 pontos, mas com o time gaúcho em vantagem pelos critérios de desempate. Ambos jogam às 17h deste domingo. O Imortal recebe o aparentemente despretensioso Corinthians, que ainda tenta garantir vaga na próxima Sul-Americana, e o Tricolor visita a desesperada Chapecoense, que precisa vencer para evitar o risco de rebaixamento. O G4 do Brasileirão dá vaga direta para a Libertadores, enquanto o quinto e o sexto colocado irão para a fase preliminar da competição.

Sul-Americana

Tida como “prêmio de consolação” do Brasileirão, as vagas para a Sul-Americana 2019 contemplam os times que terminarem da 7ª até a 13ª posição. Por enquanto, além de Atlético-MG ou Atlético-PR – o Paranaense ainda pode vencer a edição deste ano e abrir uma vaga extra no Brasileirão -, apenas Botafogo, Santos e Bahia estão garantidos. Já Corinthians e Ceará se classificarão em caso de vitória neste domingo, enquanto Fluminense e Vasco jogam de olho nessas vagas e também em fugir do rebaixamento.

Rebaixamento

Paraná Clube e Vitória chegam à última rodada do Brasileirão em clima de despedida da Série A. Ambos já estão rebaixados, mas ainda restam duas vagas para a Série B. O Sport é quem está mais perto de se juntar aos dois, pois não depende de si mesmo para seguir na elite. Precisa vencer e ainda torcer contra América-MG e Chapecoense. Já a outra vaga pode terminar “no colo” de outras quatro equipes: América-MG, Chapecoense, Vasco e Fluminense. Todas dependem apenas de si para evitar a degola. Quem vencer permanece – América-MG e Fluminense fazem confronto direto.