Opinião

Turismo tem chegadas emocionantes

Willian Cezatto homenageou Ayrton Senna após triunfar no Autódromo Zilmar Beux. Em dupla com Natan Speraifco, ele venceu a categoria A

Turismo tem chegadas emocionantes

 

 

A Turismo Nacional entregou tudo o que o fã de automobilismo aprecia domingo, Dia do Trabalhador, no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR). Foi uma jornada marcada por corridas na chuva e com pista seca, muita ação, inúmeras ultrapassagens, disputas com três carros lado a lado, prova decidida no photochart e até homenagens ao herói Ayrton Senna, que faleceu há exatos 28 anos em Ímola, na Itália.

Gustavo Magnabosco abriu o domingo vencendo na classe Super. A bordo do Volkswagen Gol #63, o atual campeão, que havia sido o melhor também na prova do sábado, triunfou pela segunda vez no fim de semana depois de travar duelo com Juninho Berlanda (Fiat Mobi).

Magnabosco caminhava para mais uma vitória, mas enfrentou problemas no amortecedor a três minutos para o fim da Corrida 3. O revés do catarinense ajudou a proporcionar chegada espetacular em que Fausto de Lucca passou Rafael Barranco (Gol) por apenas 0s050 (cinquenta milésimos), com a definição do vencedor possível apenas pela utilização do photochart, dispositivo que grava a passagem dos carros na linha de chegada.

A última prova do fim de semana da Super seguiu a receita de muita emoção e grandes batalhas. Magnabosco subiu para terceiro depois de ter largado em 16º, mas o catarinense se envolveu em um incidente com Leandro Freitas e ficou no muro, abandonando a corrida. Em seguida, a chuva reapareceu com força para embaralhar o jogo. Rafael Lopes venceu e homenageou Senna com o gesto histórico ao receber uma bandeira do Brasil das mãos de um bandeirinha após a conquista. Fabiano Cardoso (Onix) terminou em segundo e De Lucca foi o terceiro, à frente de Cesinha Bonilha, enquanto Eduardo Pavelski triunfou na Elite pela terceira vez seguida.

Categorias A, B e Sênior

Juca Lisboa (Gol) venceu a Corrida 2 na categoria A depois de passar Guto Baldo (Ford New Ka) na reta de chegada. O cascavelense ainda assim venceu na categoria Sênior. Natan Sperafico (com Nissan March), parceiro de Wyllian Cezarotto, foi o terceiro, à frente de Henrique Basso e Gabriel Ymagawa (os dois de Gol). Mathias de Valle (Citroën C3) voltou a triunfar na categoria B depois de emplacar uma vitória no sábado.

Na Corrida 3, Cezarotto repetiu o feito do dia anterior e voltou a vencer na categoria. Após a conquista, o cascavelense também emulou o gesto de Ayrton Senna, recebendo uma bandeira e fazendo a volta da vitória com o símbolo nacional.

Ymagawa garantiu mais um pódio ao terminar em segundo, com Henrique Basso (Volkswagen Gol) no top-3. Dorivaldo Gondra (UP!) foi o quarto e Rafael Colombari (New Ka) confirmou o quinto lugar na classe. Na categoria B, Mathias de Valle ganhou de novo, com direito a um terceiro na classificação geral da prova, enquanto Miguel Laste (Ka) levou a vitória na classe Sênior.

A última prova do dia para a categoria A teve triunfo de Henrique Basso. Natan Sperafico foi o segundo e Evandro Maldonado (Hyundai HB20) parceiro de Roberto Bonato, garantiu o terceiro lugar. Na classe B, De Valle teve problemas, abandonou e não conseguiu sua quarta vitória no fim de semana. O primeiro lugar foi de Faruk Araújo (Onix) — terceiro colocado na classificação geral —, enquanto Miguel Laste marcou sua segunda vitória na Sênior.

A 2ª etapa do campeonato está marcada para os dias 11 e 12 de junho, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, capital de Goiás.

 

Classificação do campeonato (pontuação extraoficial):

Categoria Super

Pos.   Piloto Pontos

1º)     Fausto de Lucca    86

2º)     Wanderson Freitas e Leandro Freitas 81

3º)     Rafael Lopes        71

4º)     Gustavo Magnabosco     62

5º)     Thiago Tambasco/Fabiano Cardoso   62

6º)     Juninho Berlanda  58

7º)     Rafael Barranco   49

8º)     Cesinha Bonilha   43

9º)     Lamartine Pinotti  38

10º)   Peter Ferter 32

 

Categoria Elite

1º)     Guilherme Sirtoli  96

2º)     Willian Perillo      76

3º)     Eduardo Pavelski  74

4º)     Davi Dal Pizzol    72

5º)     Nilton Rossoni/Fabrício Lançoni       67

6º)     Marcelo Beux       45

 

Categoria A

1º)     Wyllian Cezarotto/Natan Sperafico   100

2º)     Henrique Basso    90

3º)     Gabriel Ymagawa 62

4º)     Juca Lisboa/Algacir Sermann (Sênior)        59

5º)     Evandro Maldonado/Roberto Bonato 59

6º)     Richard Heidrich/Jorge Rohden         48

7º)     Miguel Laste (Sênior)    38

8º)     Junior Niju  28

9º)     Guto Baldo (Sênior)       27

10º)   Beto Pontes (Sênior)      25

 

Categoria B

1º) Faruk Araújo   92

2º) Mathias de Valle       79

3º) Bruno Tanq     74

4º) Dudu Moratelli/Thiago Guinzelli 72

5º) Ricardo Raimundo    61

6º) Cido Moraes   53

7º) Luiz Cláudio Reis (Sênior) 45

8º) Lorenzo Massaro      33

9º) Jairo Andrade  21

 

 

Crédito: Tiago Guedes