Esportes

Thiago rompe a barreira dos seis metros e do anonimato

RIO ? Entre um show e outro de Usain Bolt, Thiago Braz apareceu em cena. De mero coadjuvante, o novo campeão olímpico do salto com vara passou a protagonista e surpreendeu o mundo do esporte ao saltar 6m03 e ficar com o ouro em casa.

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu

? Eu trabalhei muito para isso e queria ao menos o bronze. Bom para mim que veio o ouro – disse Thiago, sem dar muito peso ao apoio maciço da torcida e das vaias do público ao francês Renaud Lavillenie, que ficou em segundo e criticou o comportamento do público (“Jamais vi algo tão desrespeitoso):

? É claro que o apoio ajuda um pouco. E atrapalha o rival. Mas todos que perderam para ele também foram atrapalhados (quando a torcida manifestou preferência inicial pelo francês). Estamos em nossa casa, e todos querem torcer. Mas o ouro foi conquistado com muito trabalho.

Tendo que explicar para a imprensa estrangeira, em inglês, a preferência por Braz e não Silva, seu último nome, Thiago era apresentado tanto ao mundo quanto ao público brasileiro. Mas o que ele queria mesmo era estar perto de quem ama.

? Agora eu vou comemorar com a minha família, fazer festa.

Ao quebrar a barreira do anonimato e da altura que fez dele o campeão olímpico, Thiago, religioso, disse ter recebido sinais ao longo do caminho.

Thiago Braz é ouro no salto com vara

? Há tempos estava querendo bater os seis metros, e conseguir isso em uma Olimpíada foi demais. Meu técnico (o ucraniano Vitaly Petrov) falou para eu tentar 6m03, eu pensei que era mais um sinal, um milagre – disse.

Desacostumado com tamanho assédio, Thiago atendeu a imprensa até bem depois das duas da madrugada de terça-feira no Engenhão. Falou baixo, com calma, era quase uma confissão.

? Sou uma pessoa super tranquila, humilde. Falo com todos e quem me conhece sabe como sou e não tenho motivo para mudar.

Com a certeza de ter cumprido bem a missão em casa, Thiago, agora, espera pelo crescimento da modalidade no Brasil.

? Eu acho que o salto com vara será popular. É importante os brasileiros conhecerem uma modalidade diferente ? declarou.

LEIA MAIS: Lenda do esporte, Sergei Bubka dá os parabéns a Thiago Braz

Os recordes dos Jogos Olímpicos Rio-2016