O prazo para justificar o voto referente ao primeiro turno das eleições 2018 termina nesta quinta-feira (6), em todo o território nacional. A justificativa pode ser feita online pelo Sistema Justifica (https://justifica.tse.jus.br/) ou nos Fóruns Eleitorais.

Para fazer a justificativa é necessário preencher um formulário com o motivo da ausência que precisa do anexo do comprovante pelo qual o eleitor estava impedido de votar, a confirmação de aceite da chega no endereço de e-mail informado pelo eleitor. Brasileiros que vivem no exterior e não puderam votar, também precisam justificar o voto pelo Sistema Justifica.

Eleitores que não tiverem o referido comprovante terão que pagar multa. A guia para pagamento de multa pode ser emitida pelo site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no endereço: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-de-eleitor/quitacao-de-multas.

De acordo com a Chefe do cartório da 68ª ZE, Eliara Maria Vicari Santana, este ano, as abstenções representam 20% dos eleitores, desse total, 476 eleitores já justificaram o voto referente ao primeiro turno das eleições. Outros 200 já justificaram para o segundo turno das eleições.

A situação eleitoral regularizada é exigida para quem precisa assumir cargo público, emitir passaporte e para os servidores públicos é condição para recebimento de salário. Quem se absteve de votar no segundo turno tem até o dia 27 de dezembro para justificar.

Aos eleitores que não tiverem acesso à internet, podem procurar o Fórum Eleitoral de Cascavel de segunda à sexta-feira, das 12h às 19h. O endereço é Rua Indira Gandhi, nº551, no bairro Alto Alegre. Dúvidas podem ser solucionadas pelo telefone: (45) 3226-6822.