Cotidiano

STJ revoga prisão em regime fechado de Adir Assad

preso-saqueador.jpgRIO ? O Superior Tribunal de Justiça (STJ) revogou neste domingo a prisão em regime fechado do empresário e lobista Adir Assad, um dos alvos da ?Operação Pripyat?, deflagrada na semana passada e que investiga irregularidades na Eletronuclear. A informação foi confirmada pela GloboNews.

Eletronuclear ? 09/07

Apesar de ter tido a prisão decretada nesta operação, Assad já estava preso em decorrência da ?Operação Saqueador?, que prendeu o empresário Fernando Cavendish e o bicheiro Carlinhos Cachoeira, por envolvimento num esquema de lavagem de verbas públicas federais. Cavendish e Cahoeira também podem ser liberados, por determinação do STJ e do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2).

No âmbito da ?Saqueador?, a Justiça já havia autorizado Assad a cumprir prisão domiciliar, mas o lobista permaneceu em regime fechado devido à Operação Pripryat. De acordo com a decisão do ministro Nefi Cordeiro, divulgada pela GloboNews, o lobista ficará preso em regime domiciliar e terá que cumprir algumas medidas restritivas, entre elas se afastar da direção de suas empresas, não exercer atividades profissionais e comparecer à Justiça a cada 15 dias e a todos os atos do processo sempre que intimado. Ele também não poderá ter contato com os outros investigados na operação, nem deixar o país.

O empresário já foi condenado em setembro de 2015 pelo juiz Sérgio Moro, no âmbito da Operação Lava-Jato, por ser um dos operadores de propina do esquema de desvio de dinheiro na Petrobras. Assad foi condenado a nove anos e dez meses de prisão por lavagem de dinheiro e associação criminosa. O empresário foi preso na 10ª fase da Operação Lava-Jato, em março do ano passado, mas, em dezembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu a ele prisão domiciliar.