Esportes

Sorte ou azar?

Em boa fase e em busca do tão sonhado hexa que deixou escapar em casa há quatro anos, a seleção brasileira de futebol conhecerá nesta sexta-feira os caminhos que terá que trilhar para ficar com o título na Copa do Mundo Rússia 2018. O sorteio dos grupos do Mundial será nesta sexta-feira, às 13h (de Brasília), em Moscou.

Vice-líder do ranking da Fifa, o Brasil está no Pote 1 do Sorteio, sendo um dos cabeças de chave com a anfitriã Rússia e as demais integrantes do top 8 da Fifa no mês de outubro: Alemanha, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia e França. Ou seja, poderá enfrentar essas seleções apenas nas fases eliminatórias.

As outras 24 seleções, que completam as 32 que disputarão a competição, estão dispostas em outros três potes para o sorteio desta sexta-feira. Elas também estão distribuídas conforme o ranking da Fifa.

De acordo com o regulamento do sorteio, que deverá tomar 30 minutos da uma hora do evento desta sexta-feira, o primeiro ato será sortear a Rússia, única bolinha vermelha entre as azuis, na posição A1. Depois, os outros cabeças de chave serão sorteados nos demais grupos: B1, C1, D1, até H1. Em seguida, serão sorteadas as seleções dos Potes 2, 3 e 4, nessa ordem. A posição de cada uma delas também será sorteada. Por exemplo, a seleção do Pote 2 que cair no Grupo A poderá ser A2, A3 ou A4. Isso interfere em sua sequência de jogos.

POTE 1

Rússia, Alemanha, Brasil, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia e França

POTE 2

Espanha, Peru, Suíça, Inglaterra, Colômbia, México, Uruguai e Croácia

POTE 3

Dinamarca, Islândia, Costa Rica, Suécia, Tunísia, Egito, Senegal e Irã

POTE 4

Sérvia, Nigéria, Austrália, Japão, Marrocos, Panamá, Coreia do Sul e Arábia Saudita