Cotidiano

Socorro à ambulância

A falta de ambulâncias para atendimentos pelo Paid (Programa de Atenção e Internamento Domiciliar) em Cascavel foi denunciada à equipe do Hoje News. De acordo com informações recebidas, três veículos destinados ao programa foram levados à oficina para conserto.

Diante da demanda de pacientes, conforme informado à equipe do Hoje News, o Município precisa recorrer à Central de Ambulâncias que, no entanto, nem sempre tem à disposição algum veículo.

A Secretaria de Saúde informa que a ambulância que atende ao Paid está em manutenção e explica como os atendimentos são realizados. “No momento os atendimentos do Paid são agendados através da Central de Ambulância, com prioridade aos casos que necessitam de deslocamento de urgência”.

Ainda segundo a secretaria, há uma licitação em andamento para a compra de veículos que devem suprir algumas demandas. “Estamos com licitação vigente que prevê a compra de 12 ambulâncias, destas, 5 deverão ser entregues nos próximos meses, melhorando a capacidade de atendimento dos serviços de saúde”.

O programa

O Paid (Programa de Atendimento e Internação Domiciliar) faz parte da Rede de Atenção à Saúde e atende em média 200 pacientes por mês em Cascavel. Conforme a portaria nº 825 de 2016 é indicado às pessoas em quadro de estabilidade clínica que necessitam de assistência de forma restrita ao leito ou lar.