Esportes

Schilipack faz sucesso nas pistas como piloto e como preparador

Schilipack decidiu subir de categoria e será uma das feras da categoria Marcas B neste ano


Carlos Eduardo Schilipack, o Cacá, disputará a categoria Marcas B no Paranaense deste ano e sonha em preparar carros da Stock Car

Crédito: Divulgação
Carlos Eduardo Schilipack, o Cacá, disputará a categoria Marcas B no Paranaense deste ano e sonha em preparar carros da Stock Car Crédito: Divulgação

Com quatro anos no automobilismo, Carlos Eduardo Schilipack, o Cacá, já tem história e faz sucesso nas pistas como piloto e como preparador. Vice-campeão paranaense e campeão do Metropolitano de Curitiba na categoria Turismo B no ano passado, Schilipack decidiu subir de categoria e será uma das feras da categoria Marcas B neste ano. A temporada será aberta em Cascavel nos dias 5 e 6 de setembro. A prova terá promoção e organização do Automóvel Clube de Cascavel, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).

Schilipack ingressou no automobilismo em 2016, com 33 anos de idade, quando disputou o Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra e se sagrou campeão da categoria Super Chevy B. Em 2017, com a não realização da Velocidade na Terra, migrou para o asfalto, quando começou a preparar seu próprio carro correndo em dupla com Arthur Bailo Neto. No meio da temporada passaram a competir cada um com seu carro e o sucesso de ambos fez com que muitos outros pilotos o procurassem para preparar seus carros. Schilipack vendeu sua empresa de autopeças e montou uma oficina especializada em preparação de carros de corridas. Hoje prepara os carros de Artur Bailo Neto, Paulo Barbosa, Fernando Kasmirski Zatta, Alcione Eduardo Weiss, Ivécio de Almeida, Marcelo Bonato e Richard Bailo na categoria Turismo. Os carros de Cacá também fazem sucesso na arrancada, onde tem mais de uma dezena de pilotos. “Cada vez mais os pilotos me procuram para preparar seus carros. O maior número é na arrancada. Estou feliz com a opção que fiz e hoje fiz o meu esporte e a minha profissão”, afirma Schilipack.

Para este ano, Schilipack diz que será uma temporada de desenvolvimento do carro e que espera incomodar os favoritos do Marcas B. “O piloto quer ter sempre o melhor carro e o preparador busca sempre a perfeição. Como vivo as duas situações, almejo evoluir, disputar categorias maiores e ver os meus carros em categorias nacionais. Almejo a médio prazo preparar carros da Stock Car. Esta é uma meta de vida”, conclui Carlos Eduardo Schilipack.

Sperafico

Os gêmeos Ricardo e Rodrigo Sperafico, líderes da categoria PRO na GTR Sprint Race, estarão na frente na segunda etapa da temporada, que será disputada neste sábado no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu, em São Paulo. Ricardo será o pole na corrida 1, com Thiago Camilo, em segundo. A largada será às 10h. Já Rodrigo larga em segundo na corrida 2, com Gerson Campos na segunda colocação. A largada será às 14h25. Ricardo e Rodrigo lideram o campeonato com 41 pontos, um a mais do que Diego Ramos.

Drugovich

Com uma tomada de tempos bastante “travada” em função de duas bandeiras vermelhas em seus minutos iniciais, a Fórmula 2 definiu o grid de largada da primeira das duas provas de sua sétima etapa, que será disputada neste fim de semana no icônico Circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. O brasileiro Felipe Drugovich larga ma terceira fila neste sábado, ocupando a quinta colocação, com 1m58s014. O pole position é o japonês Yuki Tsunoda, com 1m57s593. A prova deste sábado terá largada às 11h45 (horário de Brasília) e a de domingo, às 6h10.

6 Horas de Kart

Pilotos e equipes acostumados a disputar as tradicionais provas de média e longa duração ao fim de cada temporada já têm compromisso marcado. No dia 28 de novembro, um sábado, no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), será realizada a 6 Horas V11 de Kart, organizada e promovida pela equipe V11 Kart, comandada pelo piloto Vinícius Escarlate. As equipes serão formadas por uma tripulação de dois até quatro pilotos e serão divididas em quatro categorias: Júnior (nascidos entre 2005 e 2009), Graduados (nascidos entre 1992 e 2004), Sênior (nascidos entre 1991 e 1976) e Super Sênior (nascidos até 1975). Cada piloto poderá se inscrever em até dois karts diferentes.