Política

Saúde Nota 10: dentro da escola e sem evasão

Curitiba – A regionalização da saúde proposta pela governadora Cida Borghetti vai além dos programas Corujão e Carretas da Saúde. Nessa segunda-feira, a candidata à reeleição (coligação PP-PSDB-PTB-PROS-PMB-PMN-DEM) detalhou o Saúde Nota 10, projeto que vai aproximar duas áreas prioritárias: saúde e educação. “Nosso plano de governo traz propostas interligadas para promover bem-estar da população e o desenvolvimento do Estado”, explicou.

O Saúde Nota 10 levará médicos periodicamente aos colégios públicos para atendimento dos alunos, professores e demais profissionais da educação. "Equipes farão o monitoramento da saúde das crianças e dos adolescentes, além de incentivar atividades físicas, diagnósticos de visão e audição, vacinação, orientação sobre alimentação adequada e, campanhas contra cigarro, drogas e alcoolismo", detalhou.

O objetivo, segundo Cida, é ampliar o acesso à saúde pública, reduzir os índices de evasão escolar, melhorar a qualidade do ensino no Estado e dar mais condições de trabalho aos profissionais.

No Paraná, os alunos passam cerca de 800 horas por ano dentro dos colégios e em média sete anos da vida nas escolas, isso mostra que há espaço para incluir programas de atenção à saúde.

Evasão escolar

Segundo Cida, com as consultas médicas nas escolas será possível identificar problemas de visão, déficit de atenção e depressão, fatores que comprometem o aprendizado. “Muitas vezes os alunos perdem o interesse no estudo por um problema de saúde que não é identificado. Tendo um médico dentro da escola reduziremos esse risco”, disse.

De acordo com levantamento do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam problemas de vista. A miopia é a campeã e já é considerada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) a epidemia do século e os casos de depressão infantil quase dobraram em dez anos. “Precisamos frear esses índices”, disse a governadora.

O programa também levará às escolas campanhas de vacinação e tratamentos específicos para a voz dos professores. “Estamos resgatando um projeto que deu certo no passado e que foi perdido com o tempo”, afirmou. “Vamos juntar os dois ambientes para oferecer ações completas”, completou.