Política

Richa deve ser candidato avulso ao Senado, diz Barros

Curitiba – O ex-governador Beto Richa (PSDB) deve ser candidato avulso ao Senado em um “acordo branco” com o pré-candidato ao governo o deputado estadual Ratinho Júnior (PSD). A previsão é do deputado federal e ex-ministro da Saúde Ricardo Barros (PP), que considerou a ausência de Richa sábado na convenção conjunta do Pros/PMB – que apoiam a pré-candidatura à reeleição da governadora Cida Borghetti (PP) – como um sinal de que o PSDB não pretende apoiá-la.

Marido da governadora e principal articulador da pré-candidatura de Cida, Barros afirma que Richa pretende ter apoio de vários partidos para a disputa pelo Senado e que, por isso, não deve se comprometer oficialmente com nenhum dos pré-candidatos ao Palácio Iguaçu. "O governador deixou o governo e até o presente momento não declarou apoio à candidatura da governadora Cida Borghetti. Nós não temos nenhuma manifestação pública do PSDB de que quer a aliança. Sempre alega que decidirá na convenção. Nós tivemos o início das convenções no sábado [21]. O governador não compareceu à convenção do Pros e do PMB, nem mandou alguém para propor seu nome como sendo apoiado por esses partidos que estão na aliança com a governadora. E o [Ademar] Traiano [presidente da Assembleia Legislativa e dirigente do PSDB estadual] foi à convenção do Ratinho. Até então nós tínhamos um não apoio à governadora. E agora nós temos uma manifestação clara que o PSDB não deseja estar conosco”, disse Barros. “O fato de ele estar ausente nas convenções dos partidos que formam a aliança que seria a aliança que ele deveria participar é um fato. Nós pretendemos manter a coligação que está proposta em torno da governadora Cida Borghetti”, explicou o deputado.

“O governador Beto Richa já deu declarações de que quer ser candidato avulso. Ratinho Jr também não lança senador para um eventual acordo branco com o governador Beto Richa. É o quadro que está formado”, afirmou o ex-ministro. “Nós teremos chapa pura e completa. Dois senadores. Vamos à campanha”, garantiu.

Já Ratinho Júnior (PSD) – que havia sinalizado lançar os deputados federais Hidekazu Takayama (PSC) e Fernando Francischini (PSL) como candidatos a senador – não oficializou candidatura alguma na convenção do PSD de sábado.