Cotidiano

Retomada da atração Itaipu Iluminada deve impulsionar visitas no feriadão

Atrativos de Itaipu ficarão abertos todos os dias do feriado, com horários especiais

Retomada da atração Itaipu Iluminada deve impulsionar visitas no feriadão

O Complexo Turístico Itaipu espera receber 7 mil turistas, durante o feriado prolongado de 9 a 12 de outubro, que celebra o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e o Dia das Crianças. A estimativa se baseia em anos anteriores e na visitação nos outros feriados de 2021. A grande novidade será o relançamento do atrativo Itaipu Iluminada, com apresentações já na sexta (8), no sábado (9) e, excepcionalmente, também no domingo (10).

O passeio consiste em um show de músicas trinacionais, iluminação da barragem, fogos de artifícios e projeção mapeada. Começa às 19h e tem duração de aproximadamente duas horas. Como as vagas são limitadas, recomenda-se adquirir os ingressos antecipadamente, por meio do site www.turismoitaipu.com.br. O ingresso custa R$ 45.

Outra novidade é que os passeios Itaipu Panorâmica e Refúgio Biológico tiveram um aumento na duração, passando a ter 1h30 (Panorâmica) e 2h45 (Refúgio). O passeio de ônibus para ver as paisagens da usina acontecerá todos os dias do feriado, com ônibus saindo do Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu a cada 15 minutos, entre as 8h e às 17h.

Os ônibus vão funcionar em sistema “alimentador”, ou seja: quando descer no Mirante Central ou no Mirante do Vertedouro, o turista não precisará pegar o mesmo ônibus para continuar o passeio – poderá pegar qualquer um, a qualquer horário. Ou seja: mais tempo para admirar a paisagem única da usina.

O turista que optar pela visita ao Refúgio Biológico Bela Vista também poderá escolher qualquer dia do feriado, de sexta a terça-feira, em oito horários com 25 vagas cada um: 8h30, 9h30, 10h, 10h30, 13h30, 14h30, 15h e 15h30. Os passeios das 10h e das 15h são em veículos fechados.

Esse feriado também será uma das últimas chances para visitar o aniversariante Ecomuseu de Itaipu, que comemora 34 anos em outubro. A partir do dia 15, o espaço estará em reformas, com retorno previsto para agosto de 2022, e parte do acervo poderá ser vista na exposição “Ecomuseu Itinerante”, que será aberta no dia 15 de outubro, no Centro de Recepção de Visitantes.

O Ecomuseu estará aberto diariamente durante o feriado, das 10h às 17h. Transportes deixam o Centro de Recepção de Visitantes a cada meia hora, a partir das 10h30 e o último às 16h30.

É possível adquirir ingressos para todas essas atrações, reservando o melhor dia e horário para a visita, no site www.turismoitaipu.com.br. Moradores de Foz do Iguaçu e municípios lindeiros ao lago de Itaipu não pagam ingresso, mediante apresentação de documento com nome, que comprove residência, como título de eleitor, contas em geral, entre outros. É necessário realizar reserva através do telefone (45) 3576 7000 ou Whatsapp (45) 9 9131-9119. Menores de 18 anos podem apresentar comprovante no nome dos pais.