Cotidiano

Recreio também é uma boa hora para as crianças aprenderem

Depois de estarem alimentadas, são acompanhadas por monitores em brincadeiras

Santa Terezinha de Itaipu – Recreio escolar lembra bagunça, correria e às vezes acidentes com as crianças. Não é o que ocorre em Santa Terezinha de Itaipu. A mudança se deve a um projeto implantado nos estabelecimentos da rede municipal.

Um exemplo vem da Escola Nossa Senhora do Carmo. Na hora do recreio tudo é muito bem organizado e as crianças sentam e se alimentam. Depois de estarem alimentadas, são acompanhadas por monitores em brincadeiras divertidas e educativas. Implantado desde o inicio do ano, o projeto tem dado excelentes resultados.

Segundo a diretora Marinez Primmaz Buche houve uma melhora significativa na alimentação das crianças e o rendimento em sala de aula também aumentou, sem contar com uma melhor relação de convívio entre os alunos o que acabou resultando na diminuição de acidentes durante o recreio. Além disso, a convivência entre as equipes da própria escola melhorou bastante, segundo a diretora Marinez.

Na Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, o recreio é dividido em duas etapas: primeiro as crianças menores fazem o intervalo, depois que elas retornam para as salas de aula é a vez das maiores aproveitarem o recreio, tudo com a mesma qualidade, cuidados e dedicação da equipe. Para a supervisora de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Marcia Palomo Cavaler, esse é apenas um dos projetos desenvolvido com as crianças na hora do recreio.

Qualidade

A secretária de Educação de Santa Terezinha, Simara Cordeiro Jorge, dá ênfase à política educacional do município que sempre visa à qualidade educacional das crianças.

“Desde as primeiras gestões do prefeito Cláudio Eberhard tem-se dado total apoio à educação e tudo isso é possível graças a sensibilidade do prefeito que dá total liberdade para que sua equipe busque ações que fazem bem a comunidade”, afirma Simara.