Política

Proposta fortalece o desenvolvimento regional do Paraná

Curitiba – Foi aprovado em segunda votação na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná dessa quarta-feira (12) a Proposta de Emenda à Constituição 01/2018, que permite a associação de municípios por meio de convênios para a gestão de serviços de interesse comum.

A PEC, de autoria do deputado Ratinho Junior (PSD), entrou em tramitação no início do ano visando justamente o desenvolvimento regional do Estado. “Precisamos fortalecer os municípios e dar suporte para que desenvolvam projetos que beneficiem a população. Sabemos que sozinhos, muitas vezes, um município não consegue viabilizar as ações necessárias. Organizando-se em conjunto, eles ficam mais fortes e podem planejar obras e ações demandadas por toda uma região”, explicou Ratinho Junior.

A parceria e o apoio constantes do Estado aos municípios, visando ao fortalecimento das regiões, fazem parte do Plano de Governo de Ratinho Junior. Um exemplo é a articulação que será feita com as prefeituras para assegurar o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde, a melhoria da Atenção Primária e o apoio aos Consórcios Intermunicipais.