Esportes

Presidente da Chapecoense recebe troféu da Copa Sul-Americana

chape_trofeu.jpg

O presidente da Chapecoense, Plínio David de Nês Filho, recebeu na noite desta quarta-feira o troféu da Copa Sul-Americana de 2016 na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. A entrega ocorreu antes do sorteio dos grupos da Libertadores de 2017, que terá a presença da Chape, já que o campeão da Sul-Americana garante vaga no torneio.

Com voz embargada, Plínio definiu o momento como “um misto de tristeza e alegria” e fez questão de chamar ao palco para levantar a taça o representante do Atlético Nacional (COL) no sorteio, Daniel Giménez. O representante colombiano recebeu de Plínio um cachecol com as cores e o escudo da Chapecoense.

A decisão de conferir o título à Chapecoense partiu de um pedido do próprio Atlético Nacional, que seria o adversário do clube catarinense na final da Sul-Americana, cancelada após a tragédia com o avião da LaMia que deixou 71 mortos, entre jogadores, dirigentes do clube e jornalistas.

– Um misto de tristeza e alegria invade nossos corações na noite de hoje. É muito difícil controlar as emoções, porque a nossa querida Chape, um time que há oito anos começou a se projetar de uma forma singela, mas com muita determinação em busca de objetivos maiores, ao longo desses oito anos essa equipe procurou sempre, com muito otimismo, dedicação, determinação e muito amor à causa que defendemos, galgar posições paulatinamente – disse Plínio, antes de agradecer o clube colombiano pela solidariedade.

Durante o evento na sede da Conmebol, o telão exibiu fotos dos jogadores e de jornalistas mortos na queda do avião da LaMia, no último dia 29. Também foi exibida uma mensagem do jornalista Rafael Henzel, um dos sobreviventes da tragédia, agradecendo ao povo colombiano pela hospitalidade e pelas demonstrações de apoio.