Política

Pecúlio: Ex-prefeito é ouvido pela Justiça

Foz do Iguaçu – O ex?prefeito de Foz do Iguaçu Reni Pereira (PSB) começou a ser ouvido ontem pela Justiça na retomada das audiências da Operação Pecúlio, que investiga um esquema de desvio de dinheiro em obras públicas na prefeitura de Foz.

De acordo com a Justiça Federal, nesta fase será ouvido apenas o ex-prefeito. Os depoimentos devem acontecer em mais três dias, hoje e na próxima segunda e terça-feira.

Reni responde por mais de 400 ações criminosas e alega ser inocente em todas elas. As ações envolvem cerca de 100 réus.

Ele aguarda o julgamento em liberdade, após ter tido a prisão domiciliar revogada pela Justiça em 2016.

De acordo com as investigações da Polícia Federal, Reni seria o chefe de um esquema de desvio de dinheiro em obras públicas no Município. O conteúdo dos depoimentos não será divulgado porque o processo tramita em segredo de justiça.

A primeira fase da Operação Pecúlio foi deflagrada em abril de 2016, mas as investigações já haviam começado em 2014. Na ação penal que tramita na 3ª Vara Federal de Foz do Iguaçu, os acusados respondem pelos crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, organização criminosa e fraude em licitações.

Até o momento já foram deflagradas oito fases da operação e as investigações continuam. A Polícia Federal estima que pelo menos R$ 30 milhões tenham sido desviados dos cofres públicos.