Esportes

Paraná será representado por 36 atletas nos Jogos Pan-Americanos

Número de atletas do Estado é 25% superior ao de Guadalajara-2011

Cascavel – Competição encarada como uma “mini Olimpíada” para os atletas que desejam representar o País nos Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016, os Jogos Pan-Americanos de Toronto têm a abertura oficial marcada para 21h (de Brasília) desta sexta-feira.

A festa reunirá cerca de 6 mil atletas de 41 países, em 36 esportes e 52 modalidades. Dentre os 590 representantes brasileiros estarão 36 paranaenses, número 25% superior ao de Guadalajara 2011, quando o Estado contou com 27 atletas no México.

O destaque desta vez fica por conta da ginasta Angélica Kvieczynski, de Toledo, que há quatro anos chegou ao seu segundo Pan como coadjuvante e deixou a disputa como a segunda atleta mais vitoriosa do País, com quatro medalhas (prata nas maças e bronze no individual geral e nos aparelhos arco e bola).

Também mais experiente em relação à última edição, a ginasta Débora Andreazi Falda, de Cambé, tentará repetir o ouro conquistado no México com o conjunto brasileiro.

Outra grande expectativa em Toronto gira em torno da canoagem Velocidade, que terá quatro atletas de Cascavel dentre os 14 competidores brasileiros. A esperança maior recaí sobre Ana Paula Vergutz, que, em sua segunda participação, tem chances reais de conquistar a primeira medalha feminina da história da canoagem brasileira no Pan.

Já Roberto Maelher tentará repetir o pódio do K4 alcançado no Rio 2007. A região Oeste do Estado terá ainda Felipe Borges da Silva, de Foz do Iguaçu, na canoagem Slalom, única prova olímpica que nunca foi disputada nos Jogos Pan-Americano.