"A Amop é uma referência para o Brasil". A afirmação foi feita pelo prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, ao participar da 9ª assembleia ordinária da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, nesta quinta-feira (12), que contou com a participação de prefeitos da região e de representantes da Itaipu Binacional.

A reunião de trabalho foi dividida em dois momentos. O primeiro foi a da prestação de contas e aprovação do orçamento de 2019. O segundo foi a reinauguração do Auditório Oeste do Paraná. Desde que a Amop foi construída, há 18 anos, esta foi a primeira grande reforma feita no espaço que é utilizado não apenas pelos prefeitos do Oeste, mas por toda a sociedade, para realização de treinamentos, cursos e palestras em parceria com outras entidades.

Com a palavra de boas-vindas aos prefeitos, Leonaldo Paranhos disse que "a realização da obra é a soma de esforços dos prefeitos que, mesmo diante de outras prioridades, procuraram valorizar um espaço que é de toda a comunidade do oeste." Sobre a reunião dos gestores municipais, Paranhos destacou "que estamos em um ano diferenciado, mudam-se os governos e a gente tem que se preparar para enfrentar duas estruturas de gestão que vão estar iniciando suas administrações. A gente não pode parar os nossos projetos, por isso, já antecipamos algumas reuniões com o futuro governador, Ratinho Júnior. Não podemos diminuir nossa velocidade e ao mesmo tempo temos que entender que um governo novo, é  um governo a se planejar".

Paranhos disse ainda que "temos na Amop uma ferramenta muito importante e queremos consolidar aquilo que está em andamento e levar ao conhecimento dos governos do Estado e Federal, que precisamos continuar neste mesmo pique que a gente está vindo; a Amop é extremamente respeitada pelo Governo Federal e Governo do Estado e isso vai nos ajudar muito".

O presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná e prefeito de Maripá, Anderson Bento Maria, falou que 2018 foi de muito trabalho para todos os prefeitos. 
"Procuramos participar de todos os eventos que aconteceram e envolveram a comunidade como a participação no Programa Oeste em Desenvolvimento, onde avançamos em muitas áreas, em decisões importantes com o Governo Estado com as  entidades. A Amop tem tido seu papel importante na região, realizando não apenas eventos esportivos e culturais, mas fazendo parte da vida da população do Oeste".

Tércio Albuquerque, representante da Itaipu Binacional, disse aos prefeitos que a hidrelétrica trabalha pelo desenvolvimento dos municípios e em 2019, não será diferente. "A Itaipu investe na saúde, na educação, na preservação do meio ambiente, enfim, em todas as áreas que proporcionem crescimento às comunidades. Em 2019, Itaipu continuará sendo parceira dos municípios e a grande empresa da nossa Região Oeste do Paraná", completou.