Política

Panorama regional do dia 18 de setembro de 2018

Seminário sobre pessoas em situação de rua

A Secretaria de Assistência Social de Cascavel promove Seminário Municipal de Atendimento à População em situação de Rua com portas abertas para interessados de toda a região. Considerando as complexidades e desafios desses atendimentos, o evento visa refletir acerca de demandas, articulações e ações intersetoriais no atendimento à população em situação de rua, buscando o fortalecimento e a ampliação dos trabalhos intersetoriais realizados com o público em questão, tendo como temática central a "Intersetorialidade no atendimento à população em situação de rua". O seminário será dia 20 de setembro, no Anfiteatro da Unipar de Cascavel. As inscrições são gratuitas. Consulte o site da Prefeitura de Cascavel (cascavel.pr.gov.br).

Condomínio do Idoso

Em Foz do Iguaçu, foram aprovados por unanimidade os projetos que preveem a incorporação ao patrimônio do Fozhabita e destinada para a construção do Condomínio do Idoso. O espaço contará com unidades habitacionais adaptadas e com uma série de benefícios para os moradores. O terreno doado para a Marinha será utilizado para a ampliação das instalações da Capitania Fluvial do Rio Paraná. Os vereadores aprovaram ainda proposta que libera uma área no Jardim Petrópolis para a construção de uma escola municipal.

Jovem Empreendedor

A Escola Municipal Dona Leopoldina, com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Quatro Pontes, promoveu a 5ª Feira do Jovem Empreendedor com alunos do 1º ao 5º ano. Os alunos apresentaram diversos projetos como a venda de plantas medicinais e ornamentais e produtos aromáticos, temperos naturais, oficina de brinquedos ecológicos e artesanatos e ainda uma locadora de produtos como cama elástica, trenzinho e salão de beleza.

Carretas do Senai

Marechal Cândido Rondon receberá duas escolas móveis do Senai que disponibilizarão diversos cursos gratuitos a partir de outubro. Serão duas carretas móveis que estarão no Lago Municipal e que contarão com verdadeiros laboratórios tecnológicos com salas de aula sobre rodas, nas quais são realizadas programações de formação inicial e continuada, de curta duração, destinados a atender às necessidades imediatas e específicas de formação de mão de obra para empresas, indústrias e população em geral. Informações: (45) 3284-8791; 3254-3166 e 3254-8350.

Café aos pacientes

O Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de São Miguel do Iguaçu está oferecendo diariamente café da manhã aos seus pacientes, e à tarde também é oferecido um café com pães, frutas, chás e o tradicional café com leite. O Centro recebe pacientes com transtornos mentais graves e dependência química e visa acolher, manter o paciente estável e integrá-lo ao convívio social.

Mobilidade urbana

Alunos do ensino médio do Colégio Sesi de Toledo realizaram uma ação educativa na última sexta-feira (14) em parceria com a Secretaria de Segurança e Trânsito. Eles orientaram as pessoas sobre a mobilidade no trânsito. Um dos principais focos foram as condições dos passeios públicos. Os estudantes falaram da responsabilidade de cada cidadão em cuidar da calçada de forma que seja transitável também por pessoas com mobilidade reduzida. Aproximadamente 20 alunos participaram da ação. Os Guardas Municipais controlaram o trânsito para garantir a atenção segura dos motoristas.