Opinião

Panorama regional do dia 17 de setembro de 2019

Foto:Assessoria
Foto:Assessoria

Longe das drogas

Um grupo de 322 alunos da rede municipal de Santa Terezinha de Itaipu participou da formatura no Proerd. Implantado em 2004 em parceria com a Polícia Militar, o programa já capacitou mais de 5 mil estudantes do Município contra as drogas. A tarefa é desempenhada por um policial fardado e professores que procuram mostrar os efeitos das drogas e ensinar as habilidades e a motivação necessárias para as crianças se manterem longe de substâncias nocivas à saúde.

Renegociação de dívidas

O Procon de Marechal Rondon realiza até 30 de setembro mutirão online de renegociação de dívidas. A ação de iniciativa do Procon rondonense e da Proconsbrasil – Associação Brasileira de Procons e da Febraban ocorre exclusivamente pela internet, pela plataforma de solução de conflitos consumidor.gov.br. Para participar, basta o consumidor fazer o registro no site e receberá login e senha. O consumidor fará o relato do problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou a instituição financeira apresenta proposta ou resposta para o consumidor. Informações: (45) 3254-0502.

Curso em Cafelândia

50 alunos estão participando de curso de manutenção e instalação de ar-condicionado Split que está sendo realizado pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) com 80 horas aula, em parceira com a Prefeitura de Cafelândia. “É uma oportunidade para quem quer se especializar nessa área e quem sabe abrir seu próprio negócio”, disse o prefeito Estanislau Franus.

Pedido atendido

Está prevista para o próximo dia 26 de setembro a sessão pública para licitar a pavimentação de ruas no Jardim Araçá, em Assis Chateaubriand. Os recursos na ordem de R$ 4,3 milhões são do programa “Avançar Cidades” e serão utilizados na pavimentação de várias ruas, na construção de calçadas com rampas de acessibilidade, de meio-fio e de galerias pluviais. O projeto prevê ainda plantio de grama e implantação de sinalização de trânsito horizontal e vertical.

Inclusão

A Rede Mais Inclusão promove a segunda edição do Fórum da Inclusão da Pessoa com Deficiência em Foz do Iguaçu e região nesta quarta-feira (18), no Parque Tecnológico Itaipu. “O Fórum tem como proposta esclarecer e discutir sobre a inclusão de pessoas com deficiência dentro das perspectivas do trabalho, da educação, da saúde, de diagnósticos, de direitos e ainda dos espaços físicos”, explica Tahiana Coelho, uma das organizadoras do evento. As vagas são limitadas.

Dignidade

O Programa Morar Bem já beneficiou mais de 40 famílias de Campo Bonito com reformas ou construção de novas moradias. O programa visa à melhoria das residências já existentes e à construção de novas unidades nas áreas urbana e rural com a doação pelo Município de mão de obra e materiais necessários. “Nossa equipe faz uma análise minuciosa e avalia quais são as prioridades de atendimento. Tudo é feito dentro da lei e com gestão dos recursos públicos”, afirmou o prefeito Antonio Carlos Dominiak.

Castramóvel

O Município de Palotina recebeu nessa segunda-feira (16) a unidade de Castramóvel (trailer semirreboque) para castração de animais de pequeno porte. A unidade deverá entrar em funcionamento nos próximos meses. O trailer contém sala pré-operatória, sala cirúrgica e sala pós-operatória. Foram investidos recursos na ordem de R$ 113 mil do Fundo Nacional da Saúde.

Foto:Assessoria