Esportes

Panorama esportivo do dia 1º de Dezembro de 2018

Cascavel Futsal

Aos poucos, o elenco do Cascavel Futsal vai ganhando forma para 2019. Ontem foi a vez de a diretoria confirmar a renovação com o incansável fixo Issamu, que, aos 40 anos de idade, chegará à sua 17ª temporada na equipe. Os dirigentes também confirmaram a contratação do pivô Deivão, que estava na Assoeva, em Venâncio Aires (RS). Antes, a Serpente já havia anunciado o retorno do goleiro Alê Falcone, as renovações com o pivô Jorginho e os alas Adeirton e Madson, e o reforço do ala Rabisco, além da contratação do técnico Cassiano Klein.

É fim de ano

O Brasileirão está chegando ao fim e o sentimento para quem acompanha o futebol no País é de que o ano também acaba. A partir de agora as especulações de mercado começarão a ganhar mais espaço na mídia especializada, o que nem sempre significa informação de qualidade. É nessa época que os empresários costumam “cravar” seus atletas em equipes apenas para divulgá-los ou para “costurar” um falso interesse alheio a fim de forçar uma renovação de contrato.

Estaduais

Amado por uns e odiado por outros, os campeonatos estaduais voltam a movimentar atletas e equipes que ficam de fora do cenário nacional na maior parte do ano. Os times que geralmente mantém elencos profissionais por apenas três meses começam a trabalhar neste mês de dezembro – alguns começaram um pouco antes – visado às competições regionais que em 2019 irão de 19 de janeiro a 21 de abril.

Temporada atípica

O ano de 2019 será novamente atípico no calendário do futebol nacional, assim como foi em 2018, com a Copa do Mundo na Rússia. Na próxima temporada haverá a Copa América, que será realizada no Brasil de 14 de junho a 7 de julho. Neste período, as principais competições nacionais terão uma pausa. No geral, em abril serão definidos os campeões estaduais, em setembro o vencedor da Copa do Brasil e em novembro e dezembro os campeões brasileiros e os das copas Libertadores e Sul-Americana.

Sul-Americana

A Copa Sul-Americana, aliás, definiu na madrugada de ontem seu segundo finalista de 2018. Trata-se do Junior Barranquilla, que recebeu o Santa Fé e voltou a vencer o rival colombiano, desta vez por 1 a 0 – havia vencido por 2 a 0 fora de casa. Com isso, será o adversário do Atlético-PR na decisão. O time paranaense iniciará a final na Colômbia na próxima quarta-feira (5). A grande decisão, no Brasil, está marcada para o dia 12 de dezembro.

Bola de Ouro

O ano do futebol parecerá mais perto do fim segunda-feira, quando será entregue o prêmio Bola de Ouro, pela revista “France Football”, ao melhor jogador do mundo em 2018. Em se tratando de competições, a Liga dos Campeões terá a última rodada nos dias 11 e 12 de dezembro, enquanto os principais campeonatos europeus ainda terão de três a quatro rodadas, após esse fim de semana, antes do fim do ano.