Esportes

Panorama esportivo do dia 15 de outubro de 2018

Calculadora

A rodada do fim de semana do Brasileirão fez muita gente recorrer à calculadora para fazer as contas para saber de quanto seu time precisa para terminar o campeonato com uma conquista, seja do título, da vaga na Libertadores ou contra o rebaixamento. É que a rodada marcou a contagem regressiva para o fim da competição com duelos diretos tanto na parte de cima quanto na de baixo da tabela.

Parte de cima

Líder do Brasileirão, o Palmeiras venceu o Grêmio sem dificuldades e, a nove jogos do término da Série A, chegou a quase 70% de chance de terminar campeão. O Verdão tem 68% de probabilidade de título, segundo o site estatístico “Infobola”, do matemático Tristão Garcia. Vice-líder, o Internacional tem 20% de chance de erguer o troféu ao fim do ano. Também mantêm alguma porcentagem Flamengo (9%), São Paulo (2%) e Grêmio (1%).

Comparação

Levando em conta o número de pontos e a pontuação final das equipes nos dois últimos campeonatos – desde 2016, quando o Brasileirão passou a distribuir seis vagas na Libertadores -, o Palmeiras já pode ao menos comemorar a vaga na próxima edição da competição continental, apesar de ainda não tê-la confirmado matematicamente. É que o Verdão chegou aos 59 pontos com a vitória sobre o Grêmio, pontuação superior a do quinto colocado Cruzeiro em 2017 e igual a do quinto colocado Botafogo em 2016. Nos dois últimos anos, o quarto colocado avançou com 62 pontos – o Grêmio no ano passado e o Atlético-MG em 2016.