Política

Panorama do dia 1º de maio de 2018

Vale-alimentação

A entrega do vale-alimentação dos servidores públicos municipais de Toledo será nesta quarta-feira, a partir das 8h30, na quadra do Ginásio de Esportes Alcides Pan. Os representantes de cada local de trabalho deverão levar as listas com seus respectivos servidores para conferência e separação dos cartões.

Benefício

Em 2017, os servidores receberam oito parcelas do benefício, sendo de abril a novembro. Este ano foi acrescido mais um mês, então receberão durante nove meses o vale-alimentação no valor de R$ 305 cada mês, conforme Decreto 250/2017. Ao todo, 3.089 cartões serão distribuídos. Em média, o investimento mensal do Município é de R$ 900 mil.

Abre e fecha

Devido ao feriado do Dia do Trabalhador, celebrado nesta terça-feira (1º), o Paço Municipal de Toledo estará fechado. Estarão abertas normalmente a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) e o Mini-Hospital Dr. Jorge, na Vila Pioneiro. O serviço de coleta de lixo será feito normalmente e o transporte coletivo opera com tabela de feriado.

Festa do Trabalhador

Atenção! Neste feriado tem a Festa do Trabalhador. As festividades terão início às 19h, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, em Toledo. No palco, a dupla sertaneja João Cardoso e Cielo, em seguida se apresenta o grupo Trio Parada Dura com grandes sucessos como Fuscão Preto, Telefone Mudo e As Andorinhas.

Cooperjovem

Os alunos rondonenses Daniel Alessandro Knaul e Kauã Rodrigues da Costa foram homenageados, com estudantes de outras cooperativas, pelo destaque com as melhores redações inscritas no Programa Cooperjovem, na área de atuação da Copagril em 2017.

Itaipu & ONU

A Itaipu Binacional e o Fundo de População da ONU (Organização das Nações Unidas) firmaram parceria na área de saúde pública, que atenderá a 54 municípios da região de influência da usina, a maioria no oeste do Paraná, e também algumas localidades da província argentina de Misiones, na região de fronteira com o Brasil.

O fundo

O Fundo de População foi criado durante a Assembleia Geral da ONU em 1969, basicamente com o objetivo de atuar para que cada gravidez fosse desejada, cada parto fosse seguro e cada jovem pudesse atingir seu potencial. O protocolo assinado com a Itaipu está totalmente alinhado com esses princípios.

Plano de trabalho

A partir da assinatura do protocolo de intenções, que tem validade de dois anos, as instituições envolvidas vão detalhar um plano de trabalho com as atividades a serem desenvolvidas, os prazos e o custeio das ações. Uma das ideias em pauta é criar um selo de qualidade para municípios e estabelecimentos de saúde que adotem uma série de parâmetros no atendimento a jovens e adolescentes.

Placas de identificação

As unidades de saúde de Marechal Cândido Rondon estão recebendo novas placas de identificação. São totens que permitem uma rápida visualização por parte dos munícipes dos programas de saúde existentes, além da identificação das salas e dos serviços prestados pelas unidades. Todo o material foi elaborado conforme os parâmetros exigidos pelo governo do Paraná, que visa com a ação a melhora do ambiente e das estruturas físicas, pensando em um melhor atendimento aos pacientes. A ação faz parte de um processo de tutoria que visa ao fortalecimento e à qualificação das unidades de atenção primária à saúde.