Política

País pode ser principal player para investimentos verdes, diz ministra

Brasília – A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, disse ontem (2) que o Brasil pode ser o principal player para investimentos verdes no mundo e que sua pasta está trabalhando por esse objetivo. Segundo a ministra, a análise dos dados declarados no CAR (Cadastro Ambiental Rural), ao ajudar na implementação do Código Florestal, tem potencial para fazer o país a aumentar recursos na gestão de títulos verdes.

“Atualmente, estima-se R$ 30 bilhões em gestão de títulos verdes no País, com grande potencial de crescimento, frente a US$ 1 trilhão de recursos investidos em fundos sustentáveis internacionais. O Brasil pode ser o principal player para investimentos verdes no mundo, e o ministério está trabalhando e apoiando isso”, destacou a ministra, ao participar do 20º Congresso Brasileiro do Agronegócio.

A ministra disse que o Brasil tem conseguido conciliar produtividade com sustentabilidade, no modelo agropecuário que vem desenvolvendo. Ela lembrou que o Serviço Florestal Brasileiro está sob seu “guarda-chuva” e que o avanço na implementação do código florestal está entre as prioridades da pasta.

De acordo com ela, a legislação será fundamental para que o País se torne líder na agenda global da sustentabilidade, conciliando produção agropecuária com conservação ambiental. “Para isso, lançamos a ferramenta AnalisaCAR. Com tecnologia de geoprocessamento, poderemos avançar na análise automatizada de cadastro ambiental, trazendo segurança jurídica e celeridade nesse processo.”

Tereza Cristina destacou que o Plano Safra deste ano está mais “verde”, com a ampliação do plano de agricultura de baixa emissão de carbono (o Plano ABC) e do financiamento para restauração florestal. Ela destacou ações visando à geração de energia renovável a partir de biogás e biometano.