COTIDIANO

Odontologia: Teatro foca em educação bucal

03 de dezembro de 2021 às 09:51
Publicidade

Aprender de forma dinâmica; essa é uma das propostas de ensino da Universidade Paranaense – Unipar. Com esse foco, a turma da 1ª série do curso de Odontologia, da Unidade de Cascavel, foi instigada a produzir uma peça de teatro com o tema saúde bucal e prevenção da cárie.

O roteiro abordou o que é a cárie, como surge, sintomas, qual o tratamento indicado e, principalmente, como evitar, o que fazer para ter saúde bucal. A encenação foi apresentada para turma da pré-escola da Escola ESI Auxiliadora.

A atividade aconteceu na disciplina de Atenção básica em saúde bucal coletiva, ministrada pelas professoras Juliana Garcia e Helen Lazzarin. O objetivo é disponibilizar aos alunos conhecimento para desenvolver a educação em saúde bucal para crianças de idade escolar e pré-escolar.

A acadêmica, Gabriela Zini, destaca que foi uma importante experiência: “A matéria de saúde coletiva abrange conhecimentos sobre o meio onde vivemos e é gratificante poder transmitir o que nos foi ensinado durante todo o ano. Poder ensinar as crianças foi uma oportunidade única de transpassar o porquê da necessidade de escovar os dentes; ver que elas entenderam o motivo de estarmos lá foi uma sensação incrível”.

E descreve: “Eu e o meu grupo, sempre com o auxílio das professoras, preparamos o roteiro do teatro de forma bem didática, priorizando o entendimento dos pequenos. Além de ampliar o nosso aprendizado, da preparação à apresentação. Somos gratos por essa oportunidade e esperamos cada dia mais conseguir cultivar conhecimento e poder ajudar pessoas ao nosso alcance”.

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE