Cotidiano

Novos radares: 50% estão instalados para “inibir” as imprudências no trânsito

De acordo com os dados da Transitar, este ano nos primeiros seis meses foram aplicadas apenas 265 multas pelos os agentes

Novos radares: 50% estão instalados para “inibir” as imprudências no trânsito

Cascavel – Os motoristas de Cascavel que passaram sete meses sem serem fiscalizados eletronicamente por meio dos radares já estão percebendo o avanço da instalação dos novos equipamentos que passaram a funcionar desde o começo do mês passado. Esta semana a empresa que venceu a licitação completou a instalação de 24 radares, ou seja, um pouco mais da metade do total que será de 47. O objetivo da Transitar, autarquia de trânsito da cidade, é de inibir o excesso de velocidade e as imprudências que causam acidentes e óbitos.

A diferença de ter, ou não, os equipamentos refletem nas multas de trânsito. De acordo com os dados da Transitar, este ano nos primeiros seis meses foram aplicadas apenas 265 multas pelos os agentes. Em 2021, durante o mesmo período em que os radares ainda estavam ativos, foram 17.209 multas, comprovando que os radares identificam em maior quantidade as infrações de trânsito.

De acordo com a presidente da Transitar, Simoni Soares, a fiscalização eletrônica é um fator importante para garantir que as leis de trânsito sejam respeitadas e que o comportamento dos cidadãos nas ruas seja mais responsável. Segundo ela, antes da decisão dos pontos que receberiam os radares, o setor de engenharia realizou estudos em cerca de 200 locais, por meio de agentes descaracterizados e em diferentes horários, buscando aferir a real velocidade das vias.

Foram levadas em consideração também as reclamações da população por excesso de velocidade e os índices de registro de acidentes e, com isso, ficou definido que os 47 pontos considerados mais críticos receberiam os equipamentos de fiscalização eletrônica, o que está acontecendo desde o início de julho. Além disso, existe outra grande preocupação: 80% dos cruzamentos com o maior número de registros de acidentes tem semáforo.

Isso motivou a colocação dos novos equipamentos, que agora identificam até cinco tipos de fiscalização: velocidade, avanço de sinal, parada sobre a faixa, conversão proibida e trafegar na faixa exclusiva do transporte coletivo. Já os controladores de velocidade, conhecidos como “pardais”, fiscalizam vias cuja velocidade máxima permitida é de 60 km/h, enquanto as lombadas eletrônicas estão sendo instaladas em vias definidas como coletoras, com velocidade de 40 km/h.

Todos os pontos devem estar operando até a segunda quinzena de setembro. Outro dado interessante é que dos 27 pontos que contavam com radares no contrato anterior,16 estão novamente recebendo os equipamentos. No total, serão 21 radares instalados em cruzamentos, os chamados “furões”; 11 controladores de velocidade, os “pardais” e; 15 lombadas eletrônicas, para fiscalização de vias de 40km/h.

Queda de óbitos

Cascavel atingiu uma redução de 60% nos óbitos por acidentes de trânsito nos primeiros sete meses de ano, que tiveram 6 mortes, contra 15 no mesmo período do ano passado. Mais de 90% dos óbitos do ano passado tiveram como fator preponderante o excesso de velocidade, o que reforça a importância de redutores de velocidade nas ruas do município.

Para Simoni, nenhuma morte no trânsito é aceitável e eles trabalham com o conceito da Visão Zero, copiada da Suécia, que reduziu os índices de mortalidade naquele país e que tem se tornado referência para as ações em âmbito mundial, também está sendo aplicado em Cascavel. A Transitar tem adotado a abordagem com foco em segurança viária defendido por esse conceito, baseada no fato de que pessoas cometem erros que podem ser prevenidos, a partir de medidas de segurança, como alterações no desenho viário e redução dos limites de velocidade.

Pontos ainda a serem instalados:

Avanço / Parada /Controlador

Av. Brasil x Rua Pio XII (L/O) (Novo)

Av. Brasil x Rua Visconde do Rio Branco (L/O) (Novo)

Av. Barão do Rio Branco x Rua Dimas Pires Bastos (N/S) (Novo)

Av. Barão do Rio Branco x Rua Manaus (S/N) (Novo)

Av. Brasil x Rua Medianeira (L-O) (Novo)

Rua Presidente Kennedy x Rua Pio XII (Novo)

Rua São Paulo x Rua Pio XII (Novo)

Av. Brasil x Rua Antonio José Elias (L/O) (Novo)

Rua Presidente Kennedy x Rua Francisco Bartinik (Novo)

Rua Recife x Rua Marechal Cândido Rondon (Novo)

Rua Vitória x Rua Manoel Ribas (Novo)

Rua Recife x Rua Nereu Ramos (Novo)

 

Controlador

Av. Carlos Gomes, nº 1919 (Novo)

Rua Cuiabá, nº 535 (Novo)

Av. Olindo Periolo, oposto ao nº 478 (Novo)

Lombada Eletrônica

Rua Minas Gerais, nº 1986 (Existente)

Rua Gandhi, nº 474 (Novo)

Av. Brasil, nº 5472 (Novo)

Av. Brasil, nº 6837 (Novo)

Av. Papagaios, nº 1675 (Novo)

Rua Presidente Kennedy, nº 4298 (L/O) (Novo)

Rua Xavantes, nº 323 (Novo)

Rua Cabo Clodoaldo Ursulano, nº 672 (Novo)

Rua Interlagos, nº 252 (Novo)

 

Foto: Secom