Cotidiano

Novos cursos de Medicina irão oferecer mais 215 vagas no Paraná

Em todo o País serão 2.290 vagas de graduação em 36 municípios

Curitiba – Os novos cursos de Medicina criados dentro da estratégia do Programa Mais Médicos vão ofertar 215 vagas de graduação em quatro cidades do Paraná. Em todo o País serão 2.290 vagas de graduação em 36 municípios. As localidades contempladas não têm faculdade na área e não são capitais de estado, o que contribui para a interiorização do ensino médico.

No Paraná, serão 50 vagas para o Centro Educacional Integrado, de Campo Mourão; 55 para o Campo Real Educacional S.A, de Guarapuava; 50 para a Associação Patrobranquense de Ensino Superior S.C. Ltda. de Pato Branco; e 60 vagas para a Associação Paranaense de Ensino e Cultura, de Umuarama.

A medida faz parte da ampla estratégia de reestruturação do atendimento médico no país, que abrange ações na área de provimento de profissionais, formação médica e infraestrutura. As IES particulares responsáveis já foram escolhidas, e devem implantar os cursos em até 18 meses sob o monitoramento do Ministério da Educação.

A seleção das 39 cidades que receberão os cursos ocorreu em 2014 e obedeceu a regras que garantem a expansão do ensino médico para regiões prioritárias.