Cotidiano

Novo LIRAa será realizado a partir da próxima semana em Cascavel

Os agentes programaram visitar 4.318 imóveis para identificar como está a Infestação por focos de dengue no Município

Novo LIRAa será realizado a partir da próxima semana em Cascavel

A Vigilância em Saúde Ambiental, por meio do Setor de Controle de Endemias, remarcou para dias 14, 15 e 16 de junho, o 3º Levantamento de Índice Rápido e Amostral (LIRAa).

Os agentes programaram visitar 4.318 imóveis para identificar como está a Infestação por focos de dengue no Município.

A partir dos dados, a Secretaria de Saúde, por meio do Setor Controle de Endemias, programará ações de tratamento e outras ações intersetoriais necessárias nas áreas de maior risco.

No último ciclo de Liraa, realizado em abril de 2021, o município registrou 0,5% (baixo risco) para infestação geral, porém algumas localidades ficaram com índice acima de 1% (médio risco), conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

No boletim de arboviroses de Cascavel, divulgado nesta semana, a cidade confirmou mais três casos positivos de dengue, sendo que são 127 no total durante no período que compreende de 26/07/2020 a 05/06/2021.

“Considerando os dados é necessário que o município faça ações de controle vetorial e também atenção aos casos suspeitos principalmente no diagnóstico diferencial”, reforça a Diretora de Vigilância em Saúde, Rozane Campiol.

A Secretaria de Saúde pede colaboração na recepção dos agentes de endemias para a realização da vistoria e solicita aos moradores que são do grupo de risco, ou que estejam com sintomas ou positivos para covid-19, que informem ao agente no momento da abordagem para inspeção do imóvel. Neste caso, a vistoria será realizada na próxima residência.