Publicidade

AUTOMÓVEIS

Nova Yamaha YZF-R15 chega ao Brasil revolucionando o mercado

24 de junho de 2023 às 10:11
Publicidade

A Yamaha segue o caminho de inovação e diferenciação no mercado de motocicletas de menor cilindrada. Assim como estreou uma nova categoria street premium, com a Yamaha Fazer FZ15, em 2022, apresenta a revolucionária Yamaha YZF-R15, trazendo ao Brasil mais uma motocicleta da família R-Series, composta atualmente no Brasil pela YZF-R3 ABS.

Trata-se de uma superesportiva de 155cc, completa e tecnológica, com atrativos até então só vistos em motos de maior cilindrada. Seu motor é de última geração, com comando de válvula variável (VVA) e arrefecimento líquido, quadro Deltabox, balança traseira da suspensão em alumínio, rodas e pneus largos, freios com ABS nas duas rodas e um design arrebatador. Unindo esportividade e performance com a versatilidade de uma motocicleta de uso cotidiano, ou seja, uma moto inspirada nas corridas para a correria do dia a dia.

 

Design

Seu visual esportivo e moderno chama atenção por onde passa, graças às linhas marcantes e arrojadas, que carregam o DNA da R-Series.

O conjunto óptico da YZF-R15 reforça a modernidade do modelo. Além da beleza estética, sua eficiência merece destaque. Conta com luz de posição e farol de última geração de LED, garantindo maior amplitude de luminosidade de forma homogênea e abrangente, nos fachos do farol baixo e alto.

O modelo conta ainda com lampejador de farol e lanterna traseira de LED, com maior eficiência na iluminação, fundamental para ser visto em condução noturna.

Carenagens – O conjunto de carenagens é também funcional. Sua estrutura em camadas, como na YZF-R1, foi desenvolvida com a mais alta tecnologia em túnel de vento com o propósito de otimizar o fluxo de ar, oferecendo um ótimo desempenho aerodinâmico, capaz de reduzir a turbulência ao redor da área do capacete de quem a pilota.

A parte frontal conta ainda com o duto de entrada em forma de M –  inspirada na Yamaha YZR-M1 pilotada por Fabio Quartararo e Franco Morbidelli na MotoGP.

Na parte traseira da R15, a inspiração nas irmãs maiores da R Series também está presente, através das linhas horizontais nas laterais, com frente baixa e rabeta alta e afilada.

Por fim, da visão do piloto é possível visualizar outros elementos que herdam o estilo da YZF-R1, como o para-brisa, painel e a mesa superior, tem um visual agressivo que herda o estilo da YZF-R1.

 

Painel

Na YZF-R15 o painel multifunção é 100% digital com iluminação de led e fundo branco, garantindo ótimo contraste das informações no display, facilitando a leitura na pilotagem diurna e noturna. Quando a motocicleta é ligada, uma sequência personalizável de texto animado é exibido na parte inferior da tela. Quando desligado, as informações na tela desaparecem suavemente.

No display estão o contagiros, medidor de combustível, indicador de marcha e indicador VVA, que mostra quando o sistema privilegia o funcionamento esportivo.

Outro recurso destinado a esportividade, é o o Shif Light localizado na parte superior do painel. Ele indica o momento ideal para troca de marchas e pode ser ajustado pelo condutor para acender na rotação de sua prefência.

Merecem destaque, os indicadores velocidade média, de consumo instantâneo e média de consumo, perfeitos para quem busca economia.

Outras funções disponíveis são o velocímetro, o hodômetro total e dois parciais (TRIP-1 e TRIP-2) e “Fuel Trip”, que indica a quilometragem percorrida na reserva de combustível, relógio, e ainda as luzes indicadoras de piscas, farol alto, neutro e alerta de temperatura do motor, alerta de funcionamento do sistema ABS e luz de advertência do motor.

 

Performance

O desempenho da nova YZF-R15 é tão empolgante quanto o seu visual, digno de dar ao modelo um comportamento esportivo à altura de sua aparência. A versatilidade de seu motor, cheio de fôlego em todas as faixas de rotação, permite a utilização no dia a dia com suavidade e economia, e a curtição em estradas com um desempenho surpreendente.

Motor – Um dos maiores destaques da nova R15 está em seu moderno e tecnológico motor, único da categoria street de baixa cilindrada com arrefecimento líquido e comando de válvulas variável. Ele é capaz de alcançar a potência máxima de 18,8cv a 10.000 rpm e o torque máximo de 1,5 kgf.m a 8.500 rpm.

Do tipo monocilíndrico, com 155cc e taxa de compressão de 11.6:1, este motor foi desenvolvido com o objetivo de criar uma geração de propulsores compactos com eficiência e economia de combustível, atendendo todos os rígidos parâmetros mundiais de emissão de poluentes.

 

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE